Secretaria Municipal de Assistência Social

25/10/2019 - Social
Centro de atendimento aos idosos da Prefeitura de Florianópolis completa um ano de funcionamento

foto/divulgação: Ana Schoeller

Centro de atendimento aos idosos da Prefeitura de Florianópolis completa um ano de funcionamento

Nesta segunda-feira,28, será comemorado um ano de funcionamento do Centro Dia da Pessoa Idosa. A cerimônia inicia às 13h30 e contará com a presença de autoridades e familiares dos idosos que frequentam o espaço. Ainda na comemoração será assinado o termo de Cooperação para elaboração do Diagnóstico e Plano Municipal de Estratégia na Área da Pessoa Idosa em Florianópolis. 

Somente neste ano foram atendidos 23 idosos no Centro dia. O local oferece atividades como alimentação, atividade física, terapia ocupacional e atendimento psicológico. Os encaminhamentos são feitos pelo Serviço Especializado para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (SEPREDI), Centro de Referência de Assistência Social, Serviços de Saúde e Gerência de Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Assistência Social. O serviço é uma parceria entre Prefeitura Municipal e Federação Catarinense de Basketball.

“Essa comemoração marca um ano de trabalho em conjunto que proporciona uma vida muito melhor para os idosos atendidos. Pessoas idosas que antes se encontravam em risco pessoal e social, hoje tem no espaço, um local de convivência e fortalecimento de vínculos. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, comenta a secretária de Assistência Social Maria Cláudia Goulart da Silva. 

São atendidos idosos de ambos os sexos com 60 anos ou mais, que estejam em situação de vulnerabilidade social, causadas pela fragilidade de vínculos familiares ou pela falta de acesso aos direitos socioassistenciais. Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada ou em situação de pobreza cadastrados no CadÚnico, do Governo Federal têm prioridade no atendimento oferecido no local.