Secretaria Municipal de Assistência Social

01/11/2019 - Social
Centro de Convivência da Prefeitura de Florianópolis promove atividades de educação ambiental
O Centro de Convivência da Costeira tem horta, aulas de educação ambiental, compostagem e muito mais.

foto/divulgação: Ana Schoeller

Centro de Convivência da Prefeitura de Florianópolis promove atividades de educação ambiental

A Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Assistência Social promove no Centro de Convivência da Costeira em parceria com a Comcap atividades de educação ambiental. As ações começaram no primeiro semestre de 2016 e movimenta os servidores do espaço, as crianças que frequentam e seus familiares. 

A iniciativa começou com Sodré Leal, auxiliar operacional da Comcap, que trabalha educação ambiental no espaço. Segundo ele muitos resíduos eram misturados e foi neste momento que decidiu começar a dar outro destino para o material. 

Atualmente os resíduos são separados em orgânicos, recicláveis e rejeitos. Os papelões e materiais reciclados são entregues para uma associação de catadores da Costeira. Semanalmente o espaço produz 60 quilos de orgânicos que são usados para a compostagem da sua horta. Essa compostagem é feita com cascas de frutas, legumes e verduras. 

A horta tem bergamota, ipê, couve, alface, beterraba e até cebolinha. Tudo plantado pelas 76 crianças de 6 a 12 anos que frequentam o Centro. Deivid de 10 anos frequenta o espaço há 4 anos e adora plantar alface. “O que eu mais gostei de plantar foi alface, e minha turma está ganhando na gincana dos reciclados. Conto sempre pra minha mãe o que fizemos aqui e agora ela também planta alface em casa”, comenta. Sua colega Laís de 9 anos já preferiu plantar outra coisa, girassóis. “Eu gostei muito de plantar girassol, eles são lindos. Gostei também quando aprendemos sobre as minhocas na compostagem porque elas ajudam as plantinhas”. 

A separação também faz até parte de uma gincana com as crianças que acumulam pontos conforme o material separado e ao final, a equipe vencedora, ganha passeio. Ano passado os pequenos foram na praia do Siriú em Garopaba. 

Mais ações

O Centro conta hoje com algumas ações de educação ambiental. Reúnem tampinhas para o projeto EcoPet, que reverte a venda para ajudar animais, gincana ecológica e separação dos rejeitos. Os pequenos participam também de passeios ambientais pela região em torno do Centro de Convivência, na Costeira, e em outros locais. Já foram a cachoeiras, museu do lixo e praias. Tudo para conhecer mais do meio ambiente e aprender a preservá-lo. 

O Centro de Convivência da Costeira é um dos seis Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura de Florianópolis. Para acessá-los, os pais ou responsáveis precisam ir até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região onde são feitos os encaminhamentos.


galeria de imagens