Secretaria Municipal de Assistência Social

17/02/2021 - Social
Amor e cuidado: O que é o Serviço Família Acolhedora

foto/divulgação: Banco de Imagens Unsplash

Crianças

O serviço Família Acolhedora da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, existe desde o segundo semestre de 2020. O Serviço que passou por implantação e está efetivamente sendo posto em prática em 2021, é voltado para acolhimento de crianças e adolescentes em famílias previamente capacitada e habilitada. 

A ação é para que famílias acolham a criança ou adolescente, até que voltem para sua família de origem, sejam adotados, ou completem a maior idade. 

O papel da Família Acolhedora é colaborar na preservação e fortalecimento de vínculos entre a criança ou adolescente e a família de origem. A ideia é propiciar um ambiente de acolhimento, afeto e segurança.  

Os interessados serão avaliados pela equipe técnica de Assistência Social. A análise é para verificar se as famílias têm a capacidade de oferecer educação, cuidados de saúde, lazer e, acima de tudo, garantir a proteção deste novo membro temporário da família. 

A administração municipal destaca a importância no acolhimento nessa modalidade. As famílias que tiverem interesse em ingressar no serviço devem entrar em contato pelo e-mail: familiaacolhedora.semas@pmf.sc.gov.br, por ligação ou WhatsApp para o número (48) 3248-0307.