Secretaria Municipal de Assistência Social

18/01/2022 - Social
BALANÇO TOTAL: a atuação da Ouvidoria da Assistência social em 2021

foto/divulgação: Freepik/Banco de Imagens

BALANÇO TOTAL: a atuação da Ouvidoria da Assistência social em 2021

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, divulga o balanço da atuação da Ouvidoria da SEMAS ao longo de 2021. No período, o tempo médio para resolução das demandas foi de 15 dias e 70% das manifestações foram respondidas dentro do prazo de resposta, conforme a Lei Federal 13.460/2017. 
 
Durante o ano, foram registradas 271 manifestações no sistema Fala BR, sendo 38 comunicações, 104 solicitações, 101 reclamações, nove denúncias, 12 sobre Lei de Acesso à Informação, dois elogios e uma sugestão. Já no e-mail específico da Ouvidoria foram 68 manifestações: 23 reclamações, 42 solicitações, duas acerca da Lei de Acesso à Informação e uma denúncia.
  
O assunto mais requisitado foi o auxílio emergencial. Além dele, destacaram-se ainda reclamações relativas ao Cadastro Único e ao Bolsa Família, solicitações sobre o cartão benefício oferecido pela Prefeitura de Florianópolis, e manifestações sobre o recebimento de outros benefícios socioassistenciais. Irregularidades na conduta de agentes públicos no atendimento também foram recebidas e encaminhadas ao setor responsável.
 
Mesmo com algumas dificuldades enfrentadas no decorrer de 2021, a Ouvidoria da Secretaria de Assistência Social sempre buscou atender às demandas da melhor maneira.
 
A administração municipal reforça que a Ouvidoria está à disposição da população para auxiliar no atendimento de suas manifestações. Mais detalhes sobre os serviços prestados podem ser acessados nos documentos em anexo.