Secretaria Municipal de Assistência Social

03/06/2022 - Social
“Pop na Praça”: novo projeto leva atendimento externo à população em situação de rua

foto/divulgação: Marcos Albuquerque/PMF

“Pop na Praça”: novo projeto.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, através do serviço Centro Pop, realizou na tarde desta sexta-feira, 03 de junho,  ação do projeto "Pop na Praça", nova iniciativa que busca levar orientação às pessoas em situação de rua em espaço montado no Coreto da Praça XV, no Centro.
 
Com previsão para realização quinzenal, sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h, o projeto vai contar com o trabalho de assistentes sociais, psicólogos e educadores, para orientações gerais sobre benefícios, encaminhamento de atendimentos especializados e acompanhamento de solicitações.
 
“Percebemos que aconteciam muitas faltas na sexta-feira para o atendimento técnico na sede do nosso serviço. Assim, levando em consideração que muitos dos usuários do Centro Pop ficam aqui na Praça XV e arredores, a intenção é ir até o local, para ofertar atendimento externo, mais próximo deles”, salienta Gissele Cristina Pinto, psicóloga do serviço.
 
O Centro Pop
 
Com funcionamento de segunda à sexta, das 8h às 18h, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro Pop realiza atendimento à população em situação de rua buscando, primeiramente, entender a história de vida de quem procura o serviço, para depois definir quais articulações são mais adequadas em cada caso.
“Compreendendo as demandas de cada um, podemos orientar de forma assertiva sobre as políticas disponíveis, buscando estimular um caminho que possibilite a transição e saída da situação de rua”, salienta a coordenadora do Centro Pop, Grasiele da Rocha Silva.
 
Com sede na rua General Bittencourt, nº 239, o serviço tem como principais ações:
 
- Encaminhamento para acolhimento em albergues, hotel credenciado
- Articulação com políticas de saúde e educacionais 
- Orientação e cadastramento para benefícios de diferentes níveis 
- Intermédio para contatos familiares 
- Auxílio na busca por emprego