Secretaria Municipal de Assistência Social

06/01/2022 - Social
PMF apresenta Plano Municipal de Políticas para as Mulheres

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou o 2º Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O documento detalha uma série de ações que as mulheres enfrentam e buscam mudar para ter uma sociedade mais igualitária.
 
Todo o documento foi produzido coletivamente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e com a sociedade civil, em especial com o IEG da UFSC.
 
Temas como igualdade no mercado de trabalho, autonomia financeira e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão são tratados ao longo do plano.
 
A primeira edição do Plano foi publicada em 2011 e as mulheres estavam reivindicando que ele fosse atualizado de acordo com seus direitos e necessidades. Pouco mais de 10 anos depois, o documento foi modernizado para dar mais espaço e voz a essas mulheres.
 
Atualmente, a Prefeitura de Florianópolis conta com uma série de benefícios para as mulheres vítimas de violência, como o Benefício de Acolhimento. O auxílio tem duração de seis meses e pode ser prorrogado por mais três, dependendo de avaliação técnica e tem o mesmo valor de um salário mínimo. O objetivo é incentivar a autonomia financeira.
 
A administração municipal reforça que mulheres vítimas de violência devem procurar acolhimento na Assistência Social para retomada de sua cidadania e autonomia. Para saber mais detalhes do  2º Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, acesse o documento em anexo.