Secretaria Municipal de Assistência Social

24/10/2011 - Social
Lançamento do Livro A Revolução dos Paulos, de Paulo Roberto Lerina (Paulo Poeta) na SEMAS
Casa de Apoio, da SEMAS, em parceria com o CAPs Ad, da Saúde, apresentam uma história de superação.

foto/divulgação:

Lançamento do Livro " A Revolução dos Paulos".

Na SEMAS, 21 de outubro de 2011, ficou marcado como um dia de grande emoção com o lançamento do Livro A Revolução dos Paulos, de Paulo Roberto Lerina (Paulo Poeta).

 

Paulo Roberto Lerina - 59 anos, natural de Canoas/ RS, foi retirado das ruas pela equipe do Programa Abordagem de Rua em situação crítica devido ao uso abusivo do álcool e levado à Casa de Apoio, em junho de 2010. Reabilitado, tornou-se escritor e prova para sociedade que é possível reverter os erros e seguir a vida de forma tranquila, equilibrada e limpa.

 

Em seu livro comenta: “Ao ser acolhido, tratado e alimentado me fizeram sorrir, e pela primeira vez em anos, pude acreditar que eu poderia superar e me reorganizar!” Comenta Paulo, na tarde de autógrafos, “a impressão é que o trabalho da Assistência Social, não aparece, mas é um trabalho de formiguinha, um trabalho de persistência”. Enfatiza aos colaboradores presentes, após recitar um conto: “Não permitam que comentários inadequados façam vocês desistirem, porque para esta estrela (referindo-se a si) fez diferença!”

 

O Secretário de Assistência Social, Felipe Teixeira, declara “Paulo é um cara abençoado, teve o respaldo da Casa de Apoio, que está se encontrando, ou melhor, se reencontrando”.

 

Contando com a presença da Dra. Célia Mendes no evento, a psiquiatra que trabalhou na recuperação de Paulo, afirma que a parceria entre SEMAS e SMS (Casa de Apoio e CAPs Ad) dá certo. Paulo é o exemplo de como podemos lidar com a drogadição sem internação, desenvolvendo a psicoterapia como projeto terapêutico individual, trabalhando a ressocialização por meio de um projeto de vida, que no caso do Paulo, que é jornalista, começou com uma oficina de jornal do CAPs Ad.

 

Neusa, Coordenadora da Casa de Apoio, afirma que cada caso é um caso, “o trabalho muitas vezes é lento. A cada dia surgem coisas novas, mas temos que acreditar. No caso do Sr. Paulo, o mérito é dele, é um talento dele que estava adormecido, e essa nova etapa de ressocialização, é a parte mais difícil, em que a pessoa tem que buscar sua autonomia, mas acredito que ele vai conseguir.”

 

O livro teve o patrocínio da Editora Pistis, de Marcelo Nudi, psicólogo , que, quando era educador da Casa de Apoio, conheceu Paulo, acreditou e, hoje, investiu nesse sonho. Disse Marcelo: “acompanhei o dia que Paulo chegou, ninguém imaginava que em alguns dias ele estivesse aqui lançando um livro.”

 

Segundo o Secretário Adjunto Cassias, “o que estamos vivenciando hoje, neste momento, é um estímulo para continuarmos trabalhando”, “é uma vitória para nós educadores sociais, é a recompensa pelo nosso trabalho”, afirmou também o Jailson, Educador Social da Casa de Apoio.

 

Quem quiser adquirir o livro “A Revolução dos Paulos” pode procurar:

 

Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS

                                                                                                            

Endereço: Av. Mauro Ramos, Nº 1277, CEP: 88020-302
Horário: 13:00 - 19:00
Telefone: (48) 48-32516245

 


galeria de imagens