Secretaria Municipal de Assistência Social

home > serviços

Unidade de Acolhimento Institucional para Homens em Situação de Rua I - Casa de Apoio Social ao Morador de Rua

Secretaria Municipal de Assistência Social


versão para impressão

 descrição

  • Descrição conforme Tipificação: Serviço de acolhimento provisório com estrutura para acolher com privacidade pessoas do mesmo sexo ou grupo familiar. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de auto-sustento. O oferecimento deste serviço proporciona ao usuário o acolhimento no que refere aos cuidados básicos de higiene pessoal, alimentação, pernoite, acompanhamento especializado a condição muitas vezes debilitada pela ausência de saúde física/emocional, associada ao uso/abuso de álcool e outras drogas e a sua condição geral de vida na rua. Atendimento em unidade institucional semelhante a uma residência.

     
    Usuários: Indivíduos acima de 18 anos, do sexo masculino, em situação de rua, na maioria dependentes químicos, com estreita ou nenhuma relação com o mercado de trabalho, com dificuldades de acesso a rede socioassistencial e aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. 30 vagas.


    Objetivos:

    - Contribuir para o restabelecimento dos vínculos familiares e sociais prejudicados e/ou rompidos;

    - Promover o acesso à rede socioassistencial, aos demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas;

    - Possibilitar ao usuário condições para retomar sua autonomia através da inclusão social e produtiva alcançando sua independência financeira;

    - Propiciar o fortalecimento de auto-estima e auto-cuidado;

    - Diminuir a reincidência de pessoas em situação de rua e a exposição à violência.

    Condições e Forma de Acesso: Por encaminhamento do Centro POP/Abordagem de Rua. (Atendimento na Rua General Bittencourt – Nº 239 - Centro – Florianópolis – SC - Cep: 88020-100 - Telefone: 3333-2113)

    Período de Funcionamento: Ininterrupto (24 horas).