Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

10/10/2019 - Social
SMDU e Floram fazem operação em ocupações irregulares no alto do Morro da Cruz
Cubículos ficam próximos ao mirante do alto do morro, dentro do Parque do Morro da Cruz, definida como Área de Preservação Permanente. Em um dos espaços funcionava uma pequena boate.

foto/divulgação: SMDU/FLORAM

Operação Morro da Cruz

Na manhã desta quinta-feira (10), fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMDU) e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) realizaram uma operação em duas ocupações irregulares em pequenas edificações no alto do Morro da Cruz. Os dois cubículos ficam próximos ao mirante do alto do morro, dentro do Parque do Morro da Cruz, definida como  Área de Preservação Permanente. A fiscalização removeu móveis, grades e portas, e os espaços serão lacrados para evitar uma nova invasão. A operação ocorreu com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina.

Um dos cubículos era possivelmente utilizado como uma boate. Dentro havia um bar, com várias garrafas de cerveja e Whisky. Também havia um sistema de ar-condicionado. A energia estava ligada de maneira clandestina em um gerador que abastecia as torres de transmissão de canais de rádio e TV instalados no local.

No outro espaço morava um casal, que disse que pagaria R$100 ao senhor que administrava a boate como uma espécie de aluguel. Os três foram orientados a retirar seus pertences e deixar o espaço.

A Floram e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SMDU) ressaltam que conta com o apoio da população para denunciar casos de ocupações em áreas irregulares e crimes ambientais. O telefone para denúncias na SMDU é o (48) 3251-4902, ou (48) 3251-4951. Para denúncias ambientais relacionadas à FLORAM, basta ligar no (48) 3251-6535.


galeria de imagens