Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

18/04/2017 - Pesca e Maricultura
Curso de educação ambiental para pescadores artesanais de Florianópolis

foto/divulgação: Camila Peixer

Curso de educação ambiental para pescadores artesanais de Florianópolis

No próximo dia 27/04 (quinta-feira), a Floram realiza curso de educação ambiental específico para pescadores artesanais de Florianópolis. A capacitação será ministrada no Parque Ecológico do Córrego Grande. O encontro acontece a partir das 13h e faz parte do processo de licenciamento dos ranchos, que tem sua construção liberada apenas durante o período da pesca da tainha. Somente com essa qualificação, os pescadores estão aptos a receber as autorizações dos ranchos temporários.

 

O pescador deve procurar o Pró-cidadão com antecedência, solicitar a autorização para instalação do rancho temporário e na data marcada deverá comparecer ao curso organizado pelo Departamento de Educação Ambiental da Floram.

 

Neste ano, o curso contará com a importante participação da diretoria de licenciamento da FLORAM, da Superintendência Municipal da Pesca, Maricultura e Agricultura e do ICMBIO. Durante o curso, serão abordados conceitos relacionados ao ambiente, aos ecossistemas da Ilha, aos resíduos sólidos e aspectos relacionados à legislação.

 

É compromisso dos pescadores zelar pela qualidade ambiental do local, bem como promover a limpeza e a recuperação da área após término do período da licença para captura da tainha.