Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

10/04/2017 - Urbanismo
Prefeito assina decreto que regulamenta o "Agiliza Floripa"

foto/divulgação: Divulgação PMF

Prefeito Gean Loureiro assina decreto que regulamenta o ‘Agiliza Floripa’

A Prefeitura de Florianópolis apresenta, nesta terça-feira (11), o projeto ‘Agiliza Floripa’, que facilita o licenciamento de construções de até 750 m² no município, permitindo a liberação do alvará de construção em 10 dias úteis. No mesmo evento, o prefeito Gean Loureiro assina o decreto que regulamenta a lei que trata sobre o tema, aprovada em janeiro pela Câmara de Vereadores. A apresentação ocorre no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, centro da Capital.

 

A intenção da nova legislação é permitir que construções de menor porte (de até 750 m²) possam ser autorizadas por auto declaração do proprietário e do responsável técnico, que passam ter obrigação de garantir a execução das obras nos padrões exigidos pela legislação. “Queremos dar mais velocidade e transparência na liberação de obras de menor impacto, diminuindo o prazo de liberação e garantindo maior atenção da fiscalização em projetos maiores e mais complexos”, destaca o prefeito.

 

 

O que pode

 

Com a regulamentação ficam autorizadas edificações de casas de até dois pavimentos, pequenos prédios com oito apartamentos e hotéis com até 12 quartos, todos com limite de 750 m². Edificações comerciais de até 300 m² também passam a ser autorizadas conforme o novo regramento.

 

 

O que não pode

 

Não se encaixam na nova legislação obras realizadas próximas a bens tombados, em áreas com restrições ambientais, que interfiram na paisagem e que exijam estudo de impacto de vizinhança. Terrenos que possuam alguma discussão judicial também não se enquadram na nova legislação. Em todos esses casos a execução de obras obedece à tramitação convencional de liberação.

 

 

Responsabilidade

 

Em caso de descumprimento das normas, os profissionais técnicos serão responsabilizados e sofrerão as sanções previstas em lei.

 

 

Serviço:

O que: Apresentação do projeto ‘Agiliza Floripa’

Quando: terça-feira (11/04) às 10h

Onde: Auditório do CRC/SC – Av. Osvaldo Cabral, 1900 – Centro.