Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

18/01/2016 - Urbanismo
SMDU zera a fila de análise de projetos
Os processos estão sendo analisados no mesmo dia em que dão entrada no setor

foto/divulgação: Divulgação

No último ano foram atribuídos 831 alvarás

Agilizar sem perder a eficiência foi uma das principais metas da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis em 2015. O relatório de produtividade da pasta mostra que o objetivo foi alcançado: a fila de análise de projetos foi zerada. Atualmente, os projetos de imóveis que chegam ao setor são atribuídos e analisados no mesmo dia.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Martins, atribui esses números principalmente à contratação de novos profissionais. “No último ano, tivemos a contratação de dez arquitetos e engenheiros. Além disso, diversos novos procedimentos internos foram aprimorados para trazer ainda mais agilidade ao processo”, afirmou.

Todos os projetos são encaminhados pelo requerente através do Pró-Cidadão, que são repassados à SMDU, para o setor de fiscalização. Logo após essa etapa, o processo é avaliado pelo Plano Diretor, que determina a viabilidade específica de construção no local.

O setor de Análise de Projetos é a última etapa do procedimento e em 2015 chegou ao número total de 575 aprovações de processos, em média 48 por mês, e o número de alvarás de construção foi de 831, uma média de 70 por mês, o que equivale a 546.273,86 m² de área. “Além de projetos de 2015, o setor conseguiu liquidar também o de anos anteriores”, acrescentou Marcelo.