Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano

21/03/2017 - Fiscalização
Grande operação fiscaliza obras irregulares no sul da Ilha
Ação busca coibir construções ilegais em toda a cidade

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Grande operação fiscaliza obras irregulares no sul da Ilha

A Prefeitura de Florianópolis realizou mutirão de fiscalização no sul da Ilha. Coordenada pela SMDU (Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano), nesta terça-feira (21), a operação autuou diversas obras irregulares, inclusive algumas que já haviam sido notificadas anteriormente e voltaram a ser embargadas. A intenção é realizar a operação uma vez por semana em diferentes regiões da cidade.

 

Obras sem alvará, erguidas em áreas de preservação e comércio irregular foram foco da operação, que contou com fiscais da Sesp e da Floram. “O cidadão precisa saber que existem normas a cumprir e que a fiscalização municipal estará presente orientando e notificando quando necessário”, destaca o secretário Nelson Gomes Mattos Júnior.

 

Segundo fiscais da SMDU, o mais comum são obras fora do padrão permitido pelo zoneamento da região. Em áreas que só se permite construções unifamiliares e de dois pavimentos, são encontradas obras fora dessa exigência, aptas a receber diversas famílias. “Vamos continuar fiscalizando, multando e se precisar, demolir as construções irregulares”, reforça o secretário.

 

Padrão                     

 

A prefeitura alerta a população para o comércio e locação de imóveis que não possuem projeto aprovado junto ao município, pois não possuem central de gás, escadas sem o devido dimensionamento, alvará do Corpo de Bombeiros, dentre outros problemas. “São obras sem qualquer controle, por isso podem colocar o cidadão em risco”, afirma o fiscal Fábio Costa.