Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana

07/03/2023 - Limpeza pública
Mulheres que trabalham na limpeza pública têm orgulho de cuidar de Floripa
Margaridas, como são chamadas, levam legado de transformar varrição e limpeza em atividade pública, formal e de valor social

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli/Divulgação Comcap/SMLMU

Bernadete, Michele e Cintia falam sobre mulheres na limpeza pública

De 158 garis e auxiliares operacionais mulheres da Comcap que trabalham nas ruas de Florianópolis, 143 estão em atividade na nova Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana (SMLMU) e 15 na coleta de resíduos, à disposição da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Conhecidas em Floripa como “margaridas”, as garis de limpeza pública fazem varrição, manutenção de lixeiras, zeladoria de vias e espaços públicos. A média de idade dessas mulheres é de 45,4 anos. Mais da metade, 75 delas têm ensino médio completo e sete cursaram superior completo. 

 

Valorização

As margaridas da Comcap carregam o legado de mulheres que conseguiram valorizar no serviço público as práticas de limpeza e cuidado com as pessoas e com o ambiente urbano. Muito antes da valorização do emprego doméstico no mercado brasileiro, superaram dificuldades e tornaram-se profissionais com carteira assinada e renda para sustentar suas famílias.

Vencem duplas ou triplas jornadas de trabalho, superam preconceitos, são resilientes e têm habilidade única de se relacionar com pessoas em “situação de rua”. São como irmãs ou mães atentas em casos de necessidade, gentis e prestativas com todos, estabelecidos ou passantes.

 

Bernadete, nem precisa perguntar

“Entrei na Comcap com 33 anos, trabalhava antes fazendo faxina. Sempre me virei como pude, sem apoio de família. Quando consegui, esse emprego foi a coisa mais importante pra minha vida. A melhor coisa foi arrumar um serviço com carteira assinada.”

“Construí família, consegui uma casa. A carteira assinada mudou minha vida, gosto do que faço. O que está faltando é nós mulheres sermos mais unidas. As pessoas têm que escutar mais a gente, porque a gente tem monte de coisa para colocar pra fora.”

“A diferença de fazer serviço de limpeza na rua e em casa?!? É totalmente diferente, aqui na rua passa todo mundo, é bom dia pra lá e bom dia pra cá!”

  • Bernadete Pedra Cordeiro, auxiliar operacional da Comcap/SMLMU.

 

 

Cíntia, orgulho é a palavra que define

“Gosto do meu trabalho, tenho admiração pelo meu trabalho e sou admirada por isso. O melhor é poder mostrar nossa força, de ser mulher, de ser mãe, fazer serviço feminino, serviços que os homens fazem. É ter orgulho, essa é a palavra, é muito bom.”

“Tenho orgulho do trabalho, de ser empregada da Comcap, reconhecida como margarida. Não por ser fácil meu trabalho, porque dia por dia, sol após sol, estamos lá, varrendo, recolhendo lixo, mantendo nossa cidade limpa, bonita e agradável.”

“É um esforço diário de todos, mas é muito gratificante quando se vê o caos montado, como no Carnaval, lixo pra todo lado, após algumas horas, olhar para trás e ver tudo limpo. Isso é bem gratificante.”

“Foi através do meu trabalho, como margarida, que paguei a faculdade da minha filha, comprei minha casinha, invisto nos estudos do meu filho, e sempre que posso, ajudo minha mãe, Joice Rosa Pereira, mulher forte, de fibra, guerreira que sempre esteve ao meu lado. Ela me ensinou a ser quem eu sou e tem orgulho de mim e da minha profissão, assim como eu tenho!”

  • Cintia Aparecida Rosa, 43 anos, trabalha há 11 anos na Comcap/SMLMU_ Nasceu em Lages, mas cresceu na Grande Florianópolis, é mãe de dois filhos, Isabela, de 22 anos, e Vitor, de nove anos. Fez duas temporadas antes de ser efetiva e por um tempo, até o filho nascer, conseguia conciliar jornada em petshop e na limpeza pública. Hoje, a proteção animal segue sua causa e paixão. 

Michele, as que vieram antes importam mais

 “Hoje, com a cabeça que tenho depois de 14 anos de Comcap, o melhor é a história. Aquelas que vieram antes de mim, que fizeram a história, fizeram a diferença. Com lutas melhoraram a qualidade do trabalho. Enfim, me sinto mais orgulhosa de trabalhar na limpeza pública, não pela minha história, mas por aquelas que vieram antes de mim na Comcap.”

  • Michele Rodrigues, auxiliar operacional e encarregada da Limpeza Pública.


galeria de imagens