Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

01/06/2022 - Meio Ambiente
Novos serviços e muita sensibilização ambiental no Jardim Botânico
Confira programação da Semana do Meio Ambiente 2022

foto/divulgação: Teresa Vieira/Divulgação PMF

Circuito de educação ambiental do Jardim Botânico de Florianópolis

A Semana de Conscientização Ambiental será celebrada em Florianópolis com anúncio de novos serviços de coleta seletiva e zeladoria urbana, lançamento de indicadores ambientais, caminhada ecológica, plantio de mudas, oficinas de compostagem e de plantas medicinais. Tudo no Jardim Botânico de Florianópolis (JBF), no Itacorubi.

 

Na sexta-feira (3 de junho), às 9h30min, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, abre a programação no Jardim Botânico com anúncio dos novos serviços e eventos. No sábado e domingo, segue a agenda aberta à comunidade.

 

“Floripa já é a capital que mais recicla, é campeã em área verde protegida e está pronta para virar a chave, tornando-se cidade carbono zero, possivelmente a mais sustentável do Brasil”, aponta o prefeito Topázio Neto. Ele avalia que Florianópolis tem cumprido seu papel com responsabilidade e inovação.

 

“Há meio século, o tema meio ambiente se tornou global com a Conferência de Estocolmo. Agora chegamos ao limite, não há mais o que esperar, é hora de proteger o que temos e trazer de volta o que perdemos. Curar o planeta é a única chance para que todos possam prosperar”, acrescenta o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

 

A própria estrutura da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma) é adequada às necessidades da agenda 2030, esse modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. Na mesma pasta, de forma inovadora, estão reunidas as estruturas, ações e políticas públicas de saneamento, gestão de resíduos, zeladoria e defesa ambiental.

 

Cidade mais sustentável do Brasil

 

Floripa tem metas para se tornar a cidade mais sustentável do Brasil. Já compensa duas vezes a sua pegada de carbono com 44% do território em Área Natural Protegida, com o desempenho da reciclagem e as metas lixo zero. Mas, para enfrentar a crise planetária de mudança climática, perda da natureza e poluição é necessário que todas as pessoas e organizações pratiquem novos hábitos.

 

Fábio Braga observa que agora em 2022, o Dia Mundial do Meio Ambiente completa 50 anos, desde que foi designado na primeira Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.  Nesta edição, sob o tema #umasóterra, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) preconiza a escolha por uma vida sustentável em harmonia com a natureza.

 

Para estimular o consumo consciente, maior conexão com a natureza e atitudes de baixo impacto ambiental, a Prefeitura de Florianópolis, liderada pela SMMA preparou programação no Jardim Botânico de Florianópolis entre o final de maio e início de junho.

 

Programação Semana do Meio Ambiente 2022

JARDIM BOTÂNICO DE FLORIANÓPOLIS Rodovia Admar Gonzaga, 742-782 – Itacorubi. Em caso de muita chuva, as programações externas como caminhada e Cultura Mané serão adiadas

 

_31 de maio, terça-feira_

CIRCUITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO JARDIM BOTÂNICO

9h às 10h30min e 14h às 15h30min Circuito de sensibilização ambiental com os monitores Roberto Amaro, Marinete de Souza Campos, Ricardo Conceição e Valdinei Marques. Quatro turmas pré-agendadas com rede escolar.

 

_1º de junho, quarta-feira_

CIRCUITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO JARDIM BOTÂNICO

9h às 10h30min e 14h às 15h30min  Circuito de sensibilização ambiental com os monitores Roberto Amaro, Marinete de Souza Campos, Ricardo Conceição e Valdinei Marques. Quatro turmas pré-agendadas com rede escolar

 

_2 de junho, quinta-feira_

CIRCUITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO JARDIM BOTÂNICO

9h às 10h30min e 14h às 15h30min  Circuito de sensibilização ambiental com os monitores Roberto Amaro, Marinete de Souza Campos, Ricardo Conceição e Valdinei Marques. Quatro turmas pré-agendadas com rede escolar

 

_3 de junho, sexta-feira_

CIRCUITO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO JARDIM BOTÂNICO

9h às 10h30min e 14h às 15h30min Circuito de sensibilização ambiental com os monitores Roberto Amaro, Marinete de Souza Campos, Ricardo Conceição e Valdinei Marques. Quatro turmas pré-agendadas com rede escolar

 

9h30min Cerimônia com anúncio de novos serviços e eventos da Semana do Meio Ambiente pelo prefeito Topázio Neto. Na sequência, o prefeito vistoria os equipamentos para ampliação da rede de pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro no Centro de Valorização de Resíduos (CVR) da Smma, no Itacorubi.

 

 

_4 de junho, sábado_

ESPAÇO CULTIVA FLORIPA

8h às 18h Doação de sementes, mudas, composto e biofertilizante

 
ESPAÇO SELETIVA FLEX FLORIPA

8h às 18h Estande de demonstração da seletiva flex Floripa só de vidro e só de orgânicos

 

PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE _tenda da Secretaria Municipal de Saúde_

9h às 11h Prática meditativa com residente em Fisioterapia Téo Fiorenzi

9h às 11h Acupuntura com Fernanda Suemi Silva Yamaguti e Rogério de Souza Duarte

10h às 12h Auriculoterapia com Fernanda Suemi Silva Yamaguti

 

OFICINA DE PLANTAS MEDICINAIS

10h às 11h30min  Palestra e oficina sobre plantas medicinais com o ambientalista Alesio dos Passos Santos, conhecido como o mago das plantas. Doação de mudas de plantas medicinais e PANCs (plantas alimentícias não convencionais) aos participantes

 

OFICINA DE COMPOSTAGEM

10h às 11h30min Oficina ao ar livre sobre compostagem doméstica com o monitor ambiental da Smma e engenheiro agrônomo Guilherme Carioni no pátio didático. Trinta vagas com inscrições no local

 

CULTURA MANÉ

13h às 18h Feira de artesanato e gastronomia, recreação infantil e esportiva, brinquedos infláveis, pintura infantil. Contação de história (15h). Boi de mamão (16h)

 

PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE _tenda da Secretaria Municipal de Saúde_

14h às 17h Ioga com Meriane Chiari, enfermeira do CS Tapera

14h às 17h Auriculoterapia com Fernanda Suemi Silva Yamaguti

14h às 17h Acupuntura com Fernanda Suemi Silva Yamaguti

 

 

ESQUETE TEATRAL

14h EsqueteO Menino e a floresta criado e interpretado pelos arte-educadores Valdinei Marques e Ricardo Conceição

 

OFICINA DE BRINQUEDOS

15h Oficina de brinquedos com materiais reaproveitados O Passado Ainda Presente com o arte-educador Valdinei Marques. Inscrições no dia, limitadas a 15 crianças, acompanhadas pelos pais. Duração de 60 a 90 minutos

 

 

_5 de junho, domingo_

ESPAÇO CULTIVA FLORIPA

8h às 18h Doação de sementes, mudas, composto e biofertilizante

 

ESPAÇO SELETIVA FLEX FLORIPA

8h às 18h Estande de demonstração da seletiva flex Floripa só de vidro e só de orgânicos

 

PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE _tenda da Secretaria Municipal de Saúde_

9h às 12h Auriculoterapia com Livia Crespo Drago

10h às 12h Acupuntura com João Paulo Garibaldi

 

1ª CAMINHADA ECOLÓGICA DO JARDIM BOTÂNICO DE FLORIANÓPOLISCOM PLANTIO DE 200 ÁRVORES NATIVAS AO FINAL

10h concentração 10h30min largada  1ª Caminhada Ecológica do Jardim Botânico de Florianópolis, percurso de três quilômetros com plantio coletivo de árvores nativas ao final. São 200 inscrições gratuitas pelo WhatsApp 48 99184 2831com Maurício Marques. Para atletas de todas as idades. Participante terá de apresentar comprovante de vacina ou teste PCR negativo. Kit gratuito com número de peito, pregadeiras, sacola e informativo serão entregues para os inscritos na sexta (9h às 19h) e sábado 8h às 14h) na loja Vidas Corridas, Avenida Madre Benvenuta, 1012, Santa Mônica. Realização da Associação dos Corredores de Rua de São José e da Grande Florianópolis (Acorsj)

 

CULTURA MANÉ

13h às 18h  Feira de artesanato e gastronomia, recreação infantil e esportiva, brinquedos infláveis, pintura infantil. Contação de história (15h). Boi de mamão (16h)

 
EXPOSIÇÃO CORES DO SUL

15 de maio a 12 de junho  Exposição de fotos de Osni Pereira, empregado aposentado da Epagri SC no Espaço Cultural

 

EXPOSIÇÃO MATIZES DE GODET

4 de junho a 3 de julho  Exposição do artista plástico IzrahOlliver, menção honrosa na 5ª Bella Bienal na cidade do Rio de Janeiro, no Espaço Glauco Olinger.

 

Serviços que serão lançados na Semana do Meio Ambiente

AMPLIAÇÃO DA COLETA SELETIVA AO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ

A Prefeitura de Florianópolis vai estender a coleta seletiva de materiais recicláveis de porta em porta às comunidades do Maciço do Morro da Cruz. Na primeira etapa, serão alcançadas pelo menos 31 ruas, nos altos do Horácio, Antão, Serrinha, Carvoeira e Trindade. Para isso, serão usados compactadores de menor porte, adaptados para coleta em áreas de difícil acesso. Nos locais onde o caminhão não consegue chegar, a coleta terá auxílio dos zeladores ambientais.

 

AMPLIAÇÃO DA REDE DE PEVs DE VIDRO

Com a aquisição de 38 novos contentores, a Prefeitura de Florianópolis amplia a rede de entrega voluntária de vidro para 147 pontos. Os novos PEVs serão instalados no sul (9), norte (7), centro (7) continente (6) e leste (5). Quatro ficarão na reserva.

  

RELATÓRIO AMBIENTAL ANUAL DE FLORIANÓPOLIS

Apresentação do Relatório Ambiental Anual do Município de Florianópolis com 61 indicadores ambientais. O relatório foi produzido pela equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que, desde sua criação, em fevereiro de 2021, agrupa as estruturas administrativas de saneamento e defesa do meio ambiente.  “Apresentamos um documento simples, curto, de fácil assimilação que reúne as informações desejadas sobre meio ambiente, saneamento e gestão de resíduos”, aponta o secretário Fábio Braga.Para 2030, é preciso cumprir a meta climática mundial e a meta municipal lixo zero. “Esses indicadores vão ajudar a buscar o caminho da cidade mais sustentável do Brasil”, afirma Braga.

 

IMPLANTAÇÃO DOS ECOPONTOS RIO VERMELHO E INGLESES

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, anuncia o início da implantação dos ecopontos Rio Vermelho e Ingleses. Com investimento de R$ 410 mil, os equipamentos para entrega de resíduos sólidos volumosos e da construção civil deverão estar prontos em 180 dias. As obras são reivindicadas pela comunidade há cerca de cinco anos, desde que começaram os estudos para identificação e liberação do terreno na Rua Cândido Pereira dos Anjos, antigo Travessão, e no terreno ao lado da subestação da Celesc, nos Ingleses. Com os dois novos ecopontos a rede da Smma passa a contar com sete unidades e a previsão é zerar o descarte irregular de resíduos na área do Parque Estadual do Rio Vermelho (Paerve) e na região dos Ingleses.

 

IMPLANTAÇÃO DE ZELADORIA AMBIENTAL

A Prefeitura de Florianópolis apresenta novo modelo de zeladoria ambiental urbana com monitoramento remoto. Por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma), o município contratou a Smart Citizen que opera a plataforma AMA - Agentes do Meio Ambiente. De acordo com o prefeito Topázio Neto, Floripa já é uma cidade de alto engajamento ambiental, mas com a zeladoria será possível otimizar serviços de pequenos reparos, limpeza pública, coleta de resíduos e agricultura urbana, especialmente nos bairros onde a Comcap não chega.

A tecnologia permitirá à cidade executar, monitorar e gerir o trabalho de até 600 zeladores ambientais para atingir as metas Floripa Lixo Zero 2030.

O serviço do zelador ambiental será concentrado em áreas de interesse social sem concorrer com os serviços de limpeza pública e coleta de resíduos.

O novo serviço vai operar a partir das comunidades do Maciço do Morro da Cruz, com a contratação de 120 zeladores AMA na primeira etapa.