Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

26/10/2022 - Meio Ambiente
PMF lança o projeto Monitores Ambientais para a temporada de verão
Os participantes do projeto receberão treinamento e atuarão nas Unidades de Conservação Municipais

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Projeto Monitores Ambientais

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação Municipal do Meio Ambiente - FLORAM, lançou o projeto “Monitores Ambientais”, nesta quarta-feira (26). Poderão participar estudantes de graduação ou curso técnico da área ambiental e afins, que realizarão monitoria em Unidades de Conservação Municipais durante a temporada de verão. 
 
A atividade poderá ser realizada no formato de estágio obrigatório ou trabalho voluntário, ambos sem remuneração. A monitoria ambiental abrange atividades de educação ambiental e monitoramento nas Unidades de Conservação Municipais. Desse modo, o monitor irá percorrer áreas utilizadas por moradores e turistas, fazendo registro de informações e dando orientações sobre a fauna e flora aos visitantes das unidades. Para participar da monitoria, é necessário ser estudante de graduação ou de curso técnico nas áreas ambientais, como geografia, geologia, oceanografia, biologia, engenharia ambiental, agronomia, engenharia sanitária e ambiental, química, cursos técnicos de meio ambiente, gestão ambiental e afins.
 
“A criação da Monitoria Ambiental oportuniza aos estudantes conhecer na prática as Unidades de Conservação da Ilha. Além disso, eles darão orientações à população e aos turistas que visitam os locais, dividindo o conhecimento e aprendizado”, ressalta a superintendente da FLORAM, Beatriz Kowalski.
 
Os monitores ambientais receberão treinamento de técnicos do Departamento de Unidades de Conservação da FLORAM (DEPUC) sobre as Unidades de Conservação Municipais de Florianópolis, Ecossistemas do Município, Fauna e Flora, Serviços Ecossistêmicos, Sítios Arqueológicos e Gestão de Resíduos. 
 
“Os monitores realizarão um trabalho de educação ambiental importante com os moradores e turistas nas unidades de conservação, uma vez que estes locais costumam receber mais visitantes durante o verão, colaborando assim com a preservação e cuidado com a natureza nessas áreas”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.
 
As inscrições devem ser feitas através do link: bit.ly/monitoresambientais e se encerram no dia 14 de novembro. O período de estágio obrigatório e trabalho voluntário vai de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023. O Departamento de Unidades de Conservação - DEPUC, entrará em contato com os cadastrados e selecionados para realizar entrevista posteriormente.