Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

08/12/2022 - Meio Ambiente
Seletiva vai triplicar no verão nos balneários do norte da Ilha de SC
Floripa terá verão mais ecológico com maior frequência no recolhimento de recicláveis

foto/divulgação: Núcleo de Criação PMF

Operação Verão Eco 2022 2023

A Prefeitura de Florianópolis prepara o verão mais ecológico de todos os tempos. Pela primeira vez, a coleta seletiva de materiais recicláveis será feita três vezes por semana nos balneários de maior fluxo turístico. Há mais de 30 anos, a coleta convencional, de rejeito, torna-se diária para atender o aumento da população flutuante. De forma inédita, informa o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, nesta temporada 2022/2023 também a seletiva será ampliada para que os usuários possam separar e destinar todos os recicláveis.

 

“A crise do clima exige mudanças agora, queremos um verão de baixo carbono nesta capital, a que mais recicla, e que trabalha para ser a cidade mais sustentável do Brasil”, aposta Braga. Antes da pandemia, a geração de resíduos chegava a aumentar 60% no pico da temporada, o maior volume ia para o aterro sanitário por meio da coleta convencional.

 

Cada tonelada de rejeito que deixa de ser encaminhada para o aterro e segue para a reciclagem ou compostagem permite reduzir duas toneladas na emissão de gases poluentes, aponta o secretário. Reciclar hábitos do usuário da coleta tem efeito imediato num ecossistema marinho frágil como o de Floripa.

 

Operação Verão mais cedo e mais seletiva

Para atender as metas lixo zero e garantir que os recicláveis sejam separados para a coleta seletiva, pela primeira vez, os principais balneários terão seis coletas convencionais e três coletas seletivas por semana. A Operação Verão da Smma vai começar mais cedo, em 12 de dezembro, e se estenderá até depois do Carnaval. Para isso, a Prefeitura de Florianópolis está contratando de forma temporária 70 garis e 25 motoristas, informa o superintendente de Gestão de Resíduos, Ulisses Bianchini.

 

Seletiva embalada

De acordo com o gerente do Departamento de Coleta, José Vilson de Souza, as equipes passarão de 17 para 22 para atender a nova frequência do serviço. Os 51 garis efetivos,  contarão com o suporte de mais 15 temporários, e os 19 motoristas efetivos terão reforço de cinco temporários.

 

A coleta seletiva de recicláveis mistos (metal, plástico, papel/papelão) passará de uma para três vezes por semana em nove balneários do norte da Ilha de Santa Catarina. Nestes bairros, também será mantida a seletiva flex só de vidro uma vez por semana. Com isso, será possível aumentar em pelo menos 50% a produção da seletiva, no período em que a população triplica e a geração de resíduos cresce proporcionalmente, estima a gerente da Coleta Seletiva, Tamara Gaia.

 

A ampliação da seletiva atenderá Cachoeira do Bom Jesus (praia), Lagoinha, Ponta das Canas, Praia Brava e Canasvieiras aos domingos, terças e quintas, a partir das 19h. Jurerê Tradicional, Jurerê In, Canajurê e Ingleses Norte (Balneário Gaivotas, Centrinho e SC-403) às segundas, quartas e sextas, também a partir das 19h. Nos balneários do Sul a coleta seletiva se mantém duas vezes por semana.

 

Importante é separar

“O município vai investir 30% a mais na logística e mão de obra da coleta seletiva. Trata-se de um movimento desafiador, mas confiamos que o usuário vai corresponder, separando os materiais recicláveis e diminuindo a quantidade de lixo misturado que vai para o aterro”, anima-se Tamara Gaia.

 

A recomendação ao veranista é que não deixe resíduos na orla. Os produtos pós-consumo devem voltar para o domicílio, onde serão separados e dispostos para a coleta seletiva em sacos claros e transparentes. Embalagens de vidro devem ser levadas aos pontos de entrega voluntária. Há 145 PEVs de Vidro em Floripa.

 

“Quem vai à praia com sacola cheia e pesada deve retornar com as embalagens vazias, mais leves, para destiná-las da forma correta”, recomenda Tamara.

 

COMO SEPARAR OS RESÍDUOS

Florianópolis, a capital que mais recicla, tem coleta porta a porta em cinco frações. Todos os resíduos têm destino adequado e promovem ganhos sociais e ambientais com reciclagem e compostagem.

Coleta seletiva mista (acondicionar em sacos claros e transparentes ou contentor azul)

Papel  jornais, revistas, folhas e folhetos (de preferência sem rasgar nem amassar) e caixas de papelão desmontadas

Metal latas limpas de bebidas e alimentos, panelas, pregos e parafusos, grampos e clipes, fios, objetos de ferro ou latão e aerossóis

Plástico  embalagens e utensílios como garrafas, frascos e potes, sacos e sacolas, baldes, canetas, brinquedos, canos, tubos e conexões de PVD e radiografias

 

Seletiva flex só vidro

Vidro embalagens (garrafas, pote e frascos) vazias, copos, taças e espelhos

Nos bairros onde não tem seletiva só de vidro de porta em porta, com contentor modelo europeu na cor verde, levar aos pontos de entrega voluntária (PEVs) de Vidro.

PODE COLOCAR NO PEV DE VIDRO

Garrafas de bebidas, potes de alimentos, frascos de cosméticos, copos e taças de vidro e espelhos

PROIBIDO COLOCAR

Caixas ou sacolas, lâmpadas, utensílios de cerâmica e de porcelana, embalagens plásticas, de metal e papel e rejeitos.

ATENÇÃO Os recipientes devem estar sempre limpos e vazios e sem as tampas. Podem ser entregues vidros quebrados. Reusar sacolas e caixas usadas para transportar o vidro.

 

Seletiva flex orgânicos

Orgânicos compostáveis Restos de alimentos, cascas de frutas, verduras, ovos, borra de café, folhas secas e demais produtos de origem vegetal e animal que entram em decomposição natural.

Coleta seletiva de verdes Restos de poda conforme calendário anual disponível em www.pmf.sc.gov.br/residuos.

 

Rejeito

Lixo misturado lixo sanitário (papel higiênico, absorventes, fraldas, máscaras descartáveis), fitas adesivas, embalagens muito sujas e papel muito engordurado.

 

OPERAÇÃO VERÃO coleta de resíduos Florianópolis 2022/2023 

Local

Coleta convencional

Coleta seletiva

CONVENCIONAL SEIS VEZES/ SELETIVA TRÊS VEZES POR SEMANA

NORTE DA ILHA DE SANTA CATARINA

Cachoeira do Bom Jesus (praia), Lagoinha, Ponta das Canas, Praia Brava e Canasvieiras

DOM a SEX à noite

DOM, TER E QUI 19h (seletiva metal, plástico, papel/papelão)

 

 TER, 7h (seletiva flex só vidro)

Jurerê Tradicional, Jurerê Internacional e Canajurê

DOM a SEX à noite

SEG, QUA, SEX, 19h (seletiva metal, plástico, papel/papelão)

 

TER, 7h (seletiva flex só vidro)

Ingleses Norte (Balneário Gaivotas, Centrinho e SC-403) e Vargem Grande

DOM a SEX à noite

SEG, QUA, SEX 19h (seletiva metal, plástico, papel/papelão)

 

QUA,7h (seletiva flex só vidro)

CONVENCIONAL SEIS VEZES

Daniela

DOM a SEX à noite

SEG, 19h

(seletiva metal, plástico, papel/papelão)

 

TER, 7h

(seletiva flex só vidro)

Ingleses (Centrinho, geral mais lado direito até entrada da Tubarões)

DOM a SEX à noite

QUI, 7h

Praia do Forte

DOM a SEX à noite

não tem porta a porta

Santinho (mais Rua do Siri e Tubarões)

SEG a SÁB, 7h

QUI, 7h

LESTE DA ILHA DE SANTA CATARINA

Barra da Lagoa e Fortaleza da Barra

DOM a SEX à noite

QUI, 7h

Lagoa da Conceição (Centrinho, Avenida das Rendeiras, geral da Joaquina e Praia Mole)

DOM a SEX à noite

TER, 7h

SUL DA ILHA DE SANTA CATARINA

Campeche (só nas avenidas Pequeno Príncipe e Campeche e nas ruas das Corticeiras, Gramal, Auroreal, Jardim dos Eucaliptos e Capela) e Novo Campeche

segunda a sábado a partir das 7h

SEG, 7h

(seletiva flex só vidro)

 

SEX, 7h

(seletiva metal, plástico, papel/papelão)

Armação, Pântano do Sul, Açores, Solidão e Morro das Pedras (só gerais)

segunda a sábado a partir das 7h

TER e SÁB, 7h

(seletiva metal, plástico, papel/papelão)

       

 Os roteiros de coleta convencional do Norte da Ilha são operados pela terceirizada FG Soluções Ambientais. Os roteiros do Sul e Leste, assim como todos os da coleta seletiva, são realizados pela Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma).

 

CLIQUE AQUI para baixar e customizar folder com dias da coleta e como separar os resíduos


galeria de imagens