Controladoria-Geral do Município

02/01/2020 - Fiscalização
Transparência, Auditoria e Controle analisou 4.680 processos em 2019

foto/divulgação:

Análises de processos por mês na SMTAC

Os técnicos da Secretaria Municipal de Transparência, Auditoria e Controle, analisaram 4.680 (quatro mil seiscentos e oitenta) processos durante o exercício de 2019, um número 40% maior ao analisado em 2018.

 

Entre as atribuições do Controle Interno estão as análises dos processos de prestações de contas, referentes as parcerias firmadas entre a Prefeitura Municipal e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que são realizadas através de subvenções sociais. Além desses processos, também são analisados pelo Controle Interno processos de admissão e aposentadoria de servidores e processos de adiantamentos e diárias concedidas a servidores de toda a Prefeitura.

 

No ano de 2019 foram analisados um total de 2.150 processos de subvenções sociais repassadas as OSCs, 1.592 processos de admissão de servidores, 591 processos de diárias e adiantamentos e 347 processos de aposentadoria.

 

O trabalho com a análise de prestações de contas dos repasses através de subvenções sociais é essencial no controle do gasto público, pois através das análises é possível melhorar o gasto público e prevenir irregularidades; com a apreciação das diárias e adiantamentos por parte do Controle Interno se tem mais uma ferramenta de controle nas despesas realizadas por servidores públicos; já no que diz respeito a análise dos processos de Admissão e Aposentadoria o objetivo é verificar a realização do procedimento correto durante os processos.