28/10/2019 - Pesca e Maricultura
5º Mutirão Rancho de Amor à Ilha retira rejeitos da natureza com auxílio de voluntários

foto/divulgação: PMF

5º Mutirão Rancho de Amor à Ilha retira rejeitos da natureza com auxílio de voluntários

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura (SPMA), realizou na manhã deste sábado, 26, a 5ª edição do mutirão de limpeza Rancho de Amor à Ilha. A iniciativa, que busca levar conscientização ambiental e noções de sustentabilidade para comunidades pesqueiras da Capital, reuniu voluntários da rede solidária Somar Floripa em mais esta ação do projeto. Colaboradores e técnicos da SPMA também colocaram a mão na massa e auxiliaram na limpeza do entorno do bloco 7 dos ranchos de pesca do Saco dos Limões. Ao final dos trabalhos, seis contêineres de rejeitos foram retirados da natureza.

 

Após o mutirão, cerca de 40 pescadores receberam das mãos do Prefeito Gean Loureiro, os termos expedidos pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU) que autorizam a utilização daquela área para atividade de pesca profissional, mediante o cumprimento de algumas diretrizes técnicas e ambientais. A ação marca a aproximação entre o órgão federal e municipal e é resultado de uma nova era na integração e atuação conjunta das instituições em prol da atividade pesqueira na Capital.

 

“Hoje foi um dia especial para todos nós, em especial para nossos pescadores, que após muito tempo sem atenção do poder público, volta a vislumbrar um futuro e um fortalecimento cada vez maior para essa categoria,” finalizou o Superintendente da Pesca, Maricultura e Agricultura,  Adriano Weickert.