12/11/2019 - Pesca e Maricultura
Começam os preparativos para a Feira do Mel 2020

foto/divulgação: Divulgação

Começam os preparativos para a Feira do Mel 2020

E já começaram os planejamentos para a XXI Feira do Mel de Florianópolis, que acontecerá no próximo ano. “Em uma reunião que ocorreu na última quarta-feira, dia 06 de novembro, discutimos os pontos positivos e negativos do evento, a fim de transformá-lo, mais uma vez, num verdadeiro sucesso”, ressalta o Superintendente da Pesca, Maricultura e Agricultura (SMPMA), Adriano Weickert.

No ano passado, cerca de 60.000 pessoas frequentaram a vigésima edição da Feira do Mel na capital. Segundo levantamento da EPAGRI, aproximadamente 47 toneladas de mel foram comercializadas durante o evento. Houve um aumento de 17% em relação a 2018, motivo de comemoração para os apicultores.

O principal objetivo dessa Feira é estimular o consumo consciente de produtos apícolas catarinense pela sociedade, já que o estado tem o melhor mel do mundo, conquistado pela quinta vez no congresso Apimondia, realizado em 2017 em Istambul, Turquia.

Além disso, Santa Catarina é o quarto maior produtor de mel do Brasil e conta com quase dez mil apicultores. A safra 2017/18 foi de 5,5 mil toneladas em 315 mil colmeias. Atualmente 42% do mel produzido no Estado é considerado orgânico.