Órgãos

Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura



  • Banner: Serviço de Inspeção Municipal (SIM-Fpolis)
  • Banner: Caminhão do Peixe
home >
O que é

 

 O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal consiste na inspeção e fiscalização industrial e sanitária de todos os produtos de origem animal produzidos em Florianópolis. Tem por finalidades garantir a qualidade e inocuidade dos alimentos ofertados à sociedade, inserindo os produtos de origem animal de forma segura no mercado formal, bem como promover o desenvolvimento das atividades da produção primária, o que resultaria num avanço social e econômico para o município, garantindo principalmente aos pescadores artesanais e maricultores a permanência na atividade de forma rentável e sustentável.

 

 A implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM-Fpolis), que ocorreu em junho de 2017, é uma conquista importante para o município de Florianópolis, muito esperada pelos produtores locais que almejam promover seus produtos dando a eles melhor qualidade e agregando valor de mercado.

 

 O Serviço torna possível a inserção dos produtos de origem animal no mercado formal, pois combate a clandestinidade, respeitando assim o consumidor que passa a ter acesso a alimentos seguros.

 

 A exigência quanto à inspeção e fiscalização de produtos de origem animal não é recente, vem do ano de 1950, onde foi criada a Lei n° 1.283 que estabelece essa obrigatoriedade, regulamentada dois anos depois e revisada em 2017. A aplicação dessa legislação impulsionou o mercado de produtos de origem animal, especialmente em Santa Catarina, tornando o Estado grande exportador de carne suína e de frango, gerando emprego, renda e abrindo as fronteiras de exportação.

 

 Além de promover melhor qualidade e segurança alimentar, o SIM-Fpolis contribui para o desenvolvimento econômico e social, para a valorização do produto, da cultura e dos costumes locais.



Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.