21/05/2020 - Pesca e Maricultura
Prefeitura orienta surfistas e esportistas náuticos durante pesca da tainha
Ação visa orientar os esportistas a respeitarem o espaço adequado. Práticas esportivas estão restritas de acordo com a Lei 4601/1995

foto/divulgação: PMF

Prefeitura está orientando surfistas durante a pesca da tainha

 Prefeitura de Florianópolis está realizando uma ação para minimizar os tradicionais conflitos entre os pescadores que atuam na safra da tainha e esportistas náuticos nesta época do ano. Nesta quinta-feira, a Superintendência da Pesca em parceria com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Guarda Municipal.

A pesca da tainha é uma atividade tradicional da llha e é fundamental para o sustento de muitas famílias da cidade, ainda mais durante a pandemia do novo coronavírus.  Por conta disso, a ação da Prefeitura visa conscientizar e orientar os esportistas a respeitarem o espaço adequado à prática de esportes de maneira que não prejudique a atividade pesqueira.

De acordo com a Lei Municipal 4601/1995, durante o período de 1º de maio a 10 de julho, a pratica de surf, kitesurf e demais esportes náuticos estão proibidos em todos os balneários da Ilha de Santa Catarina, com exceção da Praia Mole, Joaquina, até 500m do canto esquerda da praia da Lagoinha do Leste, até 500m do canto esquerdo da Praia do Matadeiro, até 500m do canto esquerdo da Praia da Armação e até 500m para a direita da entrada da Praia do Moçambique.

Quem for flagrado praticando esporte nos locais proibidos poderá ter o equipamento recolhido, e só poderá reaver o item após dia 15 de julho mediante pagamento de multa.