29/06/2020 - Pesca e Maricultura
29 de junho é o Dia do Pescador!

foto/divulgação: PMF

29 de junho - Dia do Pescador

 

Hoje, mais do que nunca, é dia de lanço! Nesta segunda-feira, celebramos o Dia do Pescador, importante grupo para a cultura e gastronomia de Florianópolis. Depois de quase dois meses de safra da tainha, os pescadores tem o que comemorar. Mesmo adaptada por conta da pandemia do novo coronavírus, a atividade tem prosperado, e as expectativas estão sendo superados.

Neste ano, a Prefeitura de Florianópolis iniciou uma ação de cadastramento de todos os ranchos de pesca e pescadores da capital, e também organizou um mutirão de vacinação com os pescadores artesanais. No início do mês de maio, foram cerca de 900 doses aplicadas.

Seguindo o novo decreto municipal, as praias só estão liberadas para as atividades da pesca e esportes náuticos, que ficam disponícveis na Praia Mole, Joaquina, até 500m do canto esquerda da praia da Lagoinha do Leste, até 500m do canto esquerdo da Praia do Matadeiro, até 500m do canto esquerdo da Praia da Armação e até 500m para a direita da entrada da Praia do Moçambique. Essa restrição foi estabelecida pela Lei Municipal 4601/1995, ocorre no período de 1º de maio a 10 de julho, e serve para preservar a pesca durante a temporada da tainha.