23/09/2021 - Pesca e Maricultura
Votação histórica aprova por unanimidade Plano de Manejo da Resex Pirajubaé
Após quase 3 décadas de espera, Reserva Marinha Extrativista do Pirajubaé finalmente terá seu Plano de Manejo

foto/divulgação: Divulgação / PMF

Conselho Deliberativo da Unidade de Conservação decide hoje sobre importante instrumento de gestão da Resex Pirajubaé

 

Em votação histórica, o Conselho Deliberativo da Unidade de Conservação decidiu de forma unânime pela aprovação desse importante
instrumento de gestão da Resex Pirajubaé.
 
A Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé é uma Unidade de Conservação federal criada há 29 anos, no contexto da Eco 92, no Rio de Janeiro, evento internacional das Nações Unidas, que foi um marco na regulação ambiental. É a primeira reserva marinha extrativista do país.
  
Além de preservar a biodiversidade da ilha de Santa Catarina, a Resex vem contribuindo ao longo dos anos para a sobrevivência das comunidades pesqueiras que vivem na região, valorizando a cultura da pesca artesanal.
  
O Plano de Manejo norteará o uso sustentável da Unidade de Conservação, estabelecendo as regras e formas de uso sustentável, visando à preservação da biodiversidade, pesca, turismo de base comunitária, pesquisa, dentre outras atividades desenvolvidas nos limites da Resex.
   
Sob coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura participa do Conselho Deliberativo da Resex Pirajubaé desde 2016 e atua ativamente com os demais membros pela proteção da reserva e de seus beneficiários.
 
 


galeria de imagens