02/05/2023 - Saneamento
Prefeitura abre inscrições para III Conferência Municipal de Saneamento Básico de Florianópolis
Evento vai discutir em seis encontros desafios e soluções de quatro eixos do saneamento na Capital: drenagem urbana, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e água

foto/divulgação: Divulgação/PMF

As etapas de discussão do evento serão focadas em quatro grandes temas que envolvem o Saneamento Básico

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Conselho Municipal de Saneamento Básico, abriu nesta terça-feira, 02 de maio, as inscrições para interessados na participação da III Conferência Municipal de Saneamento Básico de Florianópolis, que acontece entre os dias 05 de junho e 06 de agosto, em 6 encontros temáticos, no Auditório do IFSC, na Avenida Mauro Ramos, 950, Centro, sempre das 18h30 às 21h.
 
As inscrições podem ser realizadas de forma online, de 02 a 31 de maio, através do link bit.ly/ConfSaneamentoInscrição, com o preenchimento completo do formulário indicado. Os interessados poderão garantir ainda a participação no evento inscrevendo-se de forma presencial, no local da conferência, nos quatro primeiros encontros programados. A participação é gratuita e o evento integra a Semana do Meio Ambiente de Florianópolis, que acontece em junho e terá a programação divulgada em breve.
 
As etapas de discussão do evento serão focadas em quatro grandes temas que envolvem o Saneamento Básico: Água, Resíduos Sólidos, Esgotamento Sanitário e Drenagem Urbana, com seus respectivos encaminhamentos. "A conferência tem como principal objetivo promover um debate aberto sobre a situação atual, desafios e o futuro do saneamento de Florianópolis. Com uma discussão conjunta, esperamos estimular a troca de conhecimentos e a participação democrática de diferentes segmentos da sociedade por meio de proposições inovadoras para a solução de problemas, em consonância principalmente com os objetivos de responsabilidade conjunta materializados através do Pacto pelo Saneamento", enfatiza o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.
 
Concluída a III Conferência Municipal de Saneamento Básico, será produzido um relatório destacando as proposições aprovadas, denominado Carta da III Conferência Municipal de Saneamento Básico. O documento vai ser posteriormente entregue ao Conselho Municipal de Saneamento Básico, à Câmara Municipal de Vereadores e ao Poder Executivo Municipal, servindo como material de orientação acerca das demandas mais urgentes do município na área.
 
Programação completa
 
 
05/06 - Cerimônia de Abertura + Etapa de discussão sobre o tema Água
 
21/06 - Etapa de discussão sobre o tema Resíduos Sólidos
 
03/07 - Etapa de discussão sobre o tema Esgotamento Sanitário
 
18/07 - Etapa de discussão sobre o tema Drenagem Urbana
 
02/08 - Plenária Final – Dia 1 – Água e Resíduos Sólidos
 
03/08 - Plenária Final – Dia 2 – Esgotamento Sanitário e Drenagem Urbana