15/04/2019 - Pesca e Maricultura
Prefeitura divulga primeiro relatório da campanha "Diga sim ao SIM"

foto/divulgação: Divulgação

Condições precárias de higiene

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM-Fpolis), iniciou em fevereiro de 2019 uma campanha em conjunto com a Vigilância Sanitária de Florianópolis (VISA) com foco na regularização dos restaurantes que trabalham com pescado.

A campanha intitulada "Diga sim ao SIM" tem por objetivos conscientizar sobre a obrigatoriedade e a importância de adquirir produtos de origem animal com procedência, incentivar a adesão de novas empresas ao SIM-Fpolis, combater a clandestinidade, fortalecer a cadeia produtiva de pescado no município e, principalmente, garantir a saúde do consumidor.

O desencadeamento das ações foi motivado pelo número elevado de denúncias recebidas pelo SIM-Fpolis, referentes a irregularidades nos setores produtivos e de comercialização de produtos de origem animal, principalmente de pescado. Nesses 2 primeiros meses da ‘Campanha Diga sim ao SIM’ constatou-se que quase todos os restaurantes fiscalizados adquiriam produtos clandestinos para a elaboração dos pratos. Mais da metade apresentavam problemas relacionados à higiene e/ou estruturais.

Além de serem autuados pela Vigilância Sanitária, o SIM-Fpolis encaminhou o relatório ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) para conhecimento e providências.