14/05/2019 - Meio Ambiente
Florianópolis conta com mais de 100 hortas comunitárias
Plantio acontece sem o uso de agrotóxicos e hortaliças são fornecidas sem custo à comunidade.

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Plantio acontece sem o uso de agrotóxicos e hortaliças são fornecidas sem custo à comunidade.

Nada melhor do que colher diretamente da horta os temperos e verduras que irão aprimorar o sabor de nossos alimentos, ou  ajudar na recuperação da nossa saúde. Ainda mais se em sua produção não forem utilizados agrotóxicos e estejam disponíveis sem custos para o consumidor final. Esta é a proposta de um projeto da Prefeitura de Florianópolis que atualmente está espalhado em mais de 100 pontos de nossa cidade.


Implantado em 2017 o Programa Municipal de Agricultura Urbana reúne 14 órgãos municipais que agem colegiadamente na elaboração de projetos e execução de ações ligadas a esta área. Florianópolis já conta com hortas comunitárias em espaços como Escolas Municipais, Centros de Saúde e áreas públicas de uso da comunidade.


 Nestes locais, técnicos do PMAU orientam o preparo da terra, sua adubação orgânica, o plantio e o momento da colheita. Qualquer pessoa, dentro de normas estabelecidas, pode retirar destes canteiros as plantas que necessite. E tudo isso sem precisar gastar um único centavo.

Reunião Colegiada


Nesta sexta-feira(3) os integrantes do Comitê Gestor do PMAU estiveram reunidos na sede da Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis. Este é o segundo encontro do gênero, que passará a acontecer sempre na primeira sexta-feira de cada mês. O objetivo destes eventos é debater assuntos ligados ao projeto, bem como responder as demandas vindas das comunidades.


Durante a reunião a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Francisca Daussy, informou que aquele órgão está em fase de elaboração de um projeto que permita o acesso a estas hortas por cadeirantes. Segundo ela, o canteiro do Centro de Saúde da Tapera deverá ser primeiro a receber esta alteração.