04/01/2021 - Agricultura
Horta do Jardim Botânico de Florianópolis é revitalizada
Ação foi realizada pelo Cultiva Floripa, que criou e revitalizou dezenas de hortas na cidade nos últimos meses

foto/divulgação: Cultiva Floripa / PMF

Horta no Jardim Botânico de Florianópolis, no Itacorubi

Mais uma horta de Florianópolis passou por um processo de revitalização. Dessa vez foi a Horta Sintrópica, do Jardim Botânico de Florianópolis, no Itacorubi. A ação foi realizada pelo Cultiva Floripa, composto por equipes da Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura, Floram, Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação e Comcap. Demais volunitários que atuam na horta também contribuíram.

A agricultura Sintrópoca é um tipo de cultivo com técnicas para recuperar e enriquecer  o solo com métodos de plantio. O conceito é produzir alimentos e recuperar o solo ao mesmo tempo, sem o uso de fertilizantes e agrotóxicos. 
“Essas ações são de extrema importância pois contribuem para a qualidade de vida, promoção da saúde e para o cultivo de hábitos alimentares saudáveis.”, explica o Superintendente de Pesca, Maricultura e Agricultura, Adriano Weickert.

Além da horta do Jardim Botânico, o Cultiva Floripa já implantou e revitalizou dezenas de hortas nos últimos meses. Recentemente, foram criadas as hortas da Vila União, no Norte da Ilha, e a do Centro de Saúde da Tapera, por exemplo. Desde 2017, quando foi implantado o Programa Municipal de Agricultura Urbana no município, foram criadas hortas em 60% das Unidades Básicas de Saúde, e implantadas aproximadamente 100 hortas comunitárias e escolares em Florianópolis.