08/02/2021 - Pesca e Maricultura
Serviço de Inspeção Municipal fiscaliza peixarias do Mercado Público

foto/divulgação: Pesca / PMF

Fiscalização nas peixarias do Mercado Público

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura, realizou na última sexta-feira (5), uma fiscalização e inspeção nas peixarias do Mercado Público de Florianópolis. Foram vistoriadas as 13 peixarias do Mercado Público que são certificados pelo SIM, Serviço de Inspeção Municipal.


Foram detectadas algumas não conformidades, e os estabelecimentos foram advertidos para que as correções sejam aplicadas. Na próxima inspeção, será verificado o cumprimento das notificações. Em caso de reincidência as empresas serão autuadas, estando sujeitas às penalidades legais.


Os estabelecimentos são orientados a cumprir as exigências sanitárias previstas na legislação, como: adquirir pescado com comprovação de procedência, receber os produtos de acordo com os padrões de identidade e qualidade, manter as condições satisfatórias de higiene dos estabelecimentos e aplicar as boas práticas no processamento do pescado.


Superintendente da Pesca, Maricultura e Agricultura, Adriano Weickert, falou sobre a ação: ""Essas visitas são muito importantes para que o Município possa garantir que o produto e o serviço ofertado sejam de qualidade" Isso dá uma maior segurança à população".


A certificação pelo SIM garante que as peixarias possam receber os pescados diretamente do pescador e manipulá-los na Unidade. Em relação aos açougues garante que a matéria prima possa ser temperada e beneficiada no estabelecimento.


Os fiscais do SIM realizam frequentemente inspeções para verificar, dentre outros aspectos, a procedência da matéria prima, qualidade dos produtos e a higiene do local. O Mercado Público possui 13 peixarias que são certificados pelo SIM.