28/06/2022 - Pesca e Maricultura
Safra da tainha em Florianópolis

foto/divulgação: Divulgação / PMF

Tainhas capturadas na praia Brava, em Florianópolis.

A pesca da tainha significa muito, é um marco da tradição folclórica catarinense, passando através dos anos para filhos e netos de pescadores. Já lhe é ensinado que a atividade pesqueira começa cedo, no amanhecer, geralmente às 5h da manhã, onde no lugar mais alto da praia permanece um “vigia” para comunicar a aproximação das tainhas, assim que o cardume estiver chegando, os pescadores se preparam para a pesca. Habitualmente a canoa acomoda seis pescadores (com a principal função de remar) e os outros ficam segurando uma das pontas da rede na areia da praia.

 

O número total de tainhas capturadas da safra desse ano no município, que vai do dia 1º de maio ao dia 31 de julho, está sendo atualizado todos os dias pelo Tainhômetro, software desenvolvido para monitorar a safra. Anunciando também um ranking com as dez primeiras praias que mais capturaram. Na última atualização do site em 28/06/2022 ao 12h, o número total foi de 133.013 tainhas capturadas.

 

A Superintendência de Pesca, Maricultura e Agricultura está realizando durante todo o período da safra apoio direto aos pescadores, realizado de segunda a sexta feira das 08:00h até 18:00h, na instrução de cadastro de produtor primário para emissão da nota fiscal eletrônica de produtor, podendo assim legalizar a venda dos seus produtos, comprovando os seus rendimentos e a sua produção. Também trouxe como novidade esse ano:

 

- Aplicação de banheiros químicos e pontos de luz nos ranchos designados provisórios utilizados para a pesca na safra da tainha especificamente;

 

- Realização de toda instrução no preenchimento do Mapa de Produção da pesca de arrasto, solicitado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que procura estabelecer as medidas de ordenamento, registro e monitoramento da pesca de arrasto de praia no Mar Territorial no Estado de Santa Catarina.

 

A Prefeitura Municipal de Florianópolis está buscando cada vez mais incentivar a prática da pesca artesanal da tainha, tradição tão característica e linda da nossa cidade, contentando a nossa população ao ver aquelas redes com fartura de pescado.


galeria de imagens