21/09/2022 - Tecnologia
Aulão do Futuro deve reunir mais de 3 mil participantes neste sábado (24)
Estudantes inscritos no programa e seus familiares terão transporte gratuito até os locais dos encontros. O Aulão do Futuro, iniciativa do Floripa Mais Tec, ocorre na Fiesc e será transmitido simultaneamente para outras oito escolas e para o Ginásio Capoeirão

foto/divulgação: Divulgação/PMF

FLORIPA MAIS TECH

O Floripa Mais Tec realiza neste sábado (24), a partir das 8h30, o Aulão do Futuro. A programação, realizada pela Prefeitura de Florianópolis, Senai/Fiesc, Sebrae-SC e Acate marca o início de uma educação voltada para o futuro, democratiza o acesso à tecnologia e potencializa a revolução tecnológica na Capital. O objetivo é despertar o interesse de jovens e adultos da cidade para carreiras tecnológicas e ampliar a formação de profissionais para o setor de TI. "Hoje vivemos uma distância entre as vagas disponíveis no setor, com altos salários, e a falta de profissionais habilitados para ocupá-las. O Floripa Mais Tec vem para unir essas pontas", diz o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

 

O Aulão do Futuro será o pontapé inicial de uma série de iniciativas educacionais do Floripa Mais Tec. A abertura acontecerá na Fiesc, no bairro Itacorubi, e haverá transmissão simultânea de toda a programação para outras oito escolas e para o Ginásio de Esportes Saul Oliveira, o Capoeirão (Av. Gov. Ivo Silveira, 2.929). A expectativa é de reunir cerca de 3 mil participantes - estudantes inscritos no programa e seus familiares terão transporte gratuito até os locais dos encontros. 

 

No aulão, profissionais do setor abordam a introdução à tecnologia, áreas de atuação e o mercado de trabalho no setor de TI. Os chamados “profissionais STEM”, ou seja, aqueles que atuam em áreas como ciência de dados, tecnologia, informática, engenharias e matemática, têm salários atrativos. De acordo com análise do Observatório Fiesc, a remuneração média inicial é próxima de R$ 5 mil.

 

O setor de tecnologia da informação é um dos que mais têm vagas, e preencher esses postos de trabalho tem sido desafiador para as mais de 17 mil empresas da cidade. Mapeamento de vagas da Acate realizado em 2021 estima que mais de 16 mil vagas serão demandadas por empresas de tecnologia de SC até 2023.

 

As escolas que terão ponto de transmissão do aulão do futuro são: EEB José Jacinto Cardoso, EBM Tapera, EBm Brigadeiro Eduardo Gomes, EBM Amancio Costa, EBM Osmar Cunha, EBM Maria Conceição Nunes, EBM Osvaldo Machado e EBM Professora Herondina Medeiros Zeferino.

 

Ainda dá tempo de se inscrever! Ao receber a confirmação de inscrição, informe o local onde gostaria de participar do aulão do futuro e se precisará de transporte. https://floripamaistec.pmf.sc.gov.br/ 

 

Serviço: 

Aulão do Futuro - Floripa Mais Tec

Sábado, 24 de setembro, a partir das 8h30

Na FIESC, Rodovia Admar Gonzaga, 2.765, com transmissão simultânea para outras oito escolas e para o Ginásio de Esportes Saul Oliveira, o Capoeirão (Av. Gov. Ivo Silveira, 2.929)