04/11/2010 - Consumidor
Mercado Público terá nova cara
Alterações para ocupação e a diversidade de produtosforam elaboradas pela comissão integrada por representantes de entidades de classe e do poder público. Proposta vai ser discutida em audiência pública, no próximo dia 26.

foto/divulgação: Mauro Vaz

Bares serão padronizados

O prefeito Dário Berger conheceu hoje o projeto Mix que vai mudar o funcionamento do Mercado Público de Florianópolis. As alterações para ocupação e a diversidade de produtos a serem comercializados nos 78 boxes das Alas Norte e Sul do espaço mais democrático da Capital foram elaboradas pela comissão integrada por representantes de entidades de classe e do poder público.

Dário ressaltou que esta etapa é apenas uma preparação para o edital de licitação que será lançado em data a ser definida. O prefeito está convocando os interessados para participar de uma audiência pública, no dia 26 de novembro, no Conselho Regional de Contabilidade, avenida Beira-Mar Norte, a partir das 14h.  CLICANDO AQUI.

 

Para formatar o projeto Mix,  a comissão organizadora buscou know how em sites da França, Canadá, Quebec e nos portais de mercados públicos das cidades de Porto Alegre (RS) Curitiba (PR), São Paulo (SP) e  em outros grandes centros brasileiros onde são oferecidas diversidades de mercadorias ao público.  

A comissão também analisou os produtos que são vendidos nas duas alas do Mercado Público e reorganizou as mercadorias em produtos desejáveis, tradicionais, populares e  de referência cultural. Também proibiu a venda de alguns itens. Fogos de artifício, por exemplo,  não podem mais ser comercializados no mercado público.

 O presidente da comissão, Secretário Executivo de Serviços Públicos, Salomão Mattos Sobrinho, disse que a Ala Sul será mais voltada à gastronomia e a Norte dará preferência ao comércio de lojas, lotérica, artesanatos e outros produtos não perecíveis.

Após a proposta ser debatida em audiência pública, será encaminhada à Procuradoria Geral da Prefeitura que lançará o edital de licitação.

 Durante este período a Ala Sul será reformada. O prefeito afirmou que os proprietários dos boxes serão avisados com antecedência. A conclusão da revitalização está prevista para ser concluída num prazo de três meses.


galeria de imagens