16/03/2015 - Transportes
Redobre sua vigilância com vans escolares ilegais
Lista mostra quais veículos estão regularizados na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana

foto/divulgação: Aline Andrade

Cada veículo, além do motorista, deve ter um monitor.

A apreensão recente de dois veículos que faziam o transporte clandestino de estudantes acendeu a luz amarela para os pais que consideram a segurança dos filhos item de primeira necessidade. O transporte escolar é regulamentado e deve ser feito apenas por veículos regularizados, que cumprem todas as exigências que constam da lei. Com segurança não se brinca.

Quem tem filhos estudando, sabe o cuidado necessário com o transporte que as crianças utilizam para se deslocar de casa até a escola. Para os pais que optam pelas vans escolares, alguns itens devem ser examinados para garantir a segurança dos alunos.


Primeiramente, é importante que o serviço seja cadastrado na Prefeitura, pois estes veículos passam por vistorias regulares, garantindo a qualidade.  

 

O transporte escolar é regulamentado pelo Decreto nº 1.319/2002, que define, entre outras coisas, que seja realizado por vans ou micro-ônibus e tenha pintura externa na cor branca e o dístico “Escolar” nas laterais do veículo, dentro de uma faixa amarela.


Além disso, deve conter selo de vistoria, licença de tráfego e inscrição na parte direita e na traseira, com o número de registro da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Cada veículo, além do motorista, deve ter um monitor. Os dois profissionais devem possuir curso de qualificação.

 

Todos os assentos devem possuir cinto de segurança e o embarque e desembarque dos escolares deve ser feito com cuidado. Assim, dependendo da idade, cabe ao monitor pegar a criança no portão de casa e conduzi-la até a van, além de acompanhá-la até as dependências da escola. No retorno para casa, o procedimento deve se repetir.

 

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana disponibiliza, logo aí abaixo, a relação com todos os veículos regularmente cadastrados para o transporte escolar dentro do município de Florianópolis, incluindo o colégio a que servem e o itinerário autorizado. Em caso de irregularidade, a SMMU disponibiliza os telefones 3324-1517 ou 3224-2158 para que a fiscalização seja acionada. 


arquivos para download