17/08/2019 - Mobilidade
Prefeitura de Florianópolis inicia testes com novo modelo de ônibus compacto e acessível

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Prefeitura de Florianópolis inicia testes com novo modelo de ônibus compacto e acessível

 

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana vai iniciar na próxima segunda-feira, 19, testes com um novo tipo de ônibus acessível durante 45 dias. O objetivo é avaliar a implementação de um ônibus adaptado que possa oferecer mais conforto e segurança no trajeto dos passageiros que utilizam o serviço. O veículo vai circular em diversas regiões que por serem de difícil acesso e por apresentarem subidas e descidas mais acentuadas, prejudicam a locomoção dos deficientes físicos. 


O ônibus teste possui o tamanho de 10 metros, 2 a menos que o ônibus adaptado que já é utilizado atualmente e características técnicas que visam as melhorias pretendidas. A capacidade é de 26 pessoas sentadas e atende a legislação referente a esse tipo de veículo. Enquanto o teste estiver sendo executado, as linhas continuarão a ser operadas normalmente com os ônibus que já atendem os bairros.


Um ônibus com estrutura menor e mais estreita como esse, facilita as curvas em regiões de morro, que por apresentarem ruas estreitas e descidas e subidas muito acentuadas, tornam as manobras mais complicadas, por exemplo. Facilitando a mobilidade nesse sentido, há melhora também, no conforto do usuário durante o trajeto.


“Caso o teste apresente resultados satisfatórios, vamos programar a aquisição gradativa de mais unidades como parte do Pacote de Mobilidade que estamos preparando,” afirma o Secretário Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana de Florianópolis, Michel Mittmann. 


10 “linhas sociais” receberão o teste com um novo tipo de ônibus adaptado


760 - Morro do Geraldo
761 - Vila Aparecida
762 -   ngelo Laporta
763 - Caeira do Saco dos Limões
764 - Monte Serrat
765 - Morro da Queimada
766 - Morro do 25
768 - Morro do Horácio via Mauro Ramos
769 - Morro Nova Trento
772 - Chico Mendes

 

 


galeria de imagens