15/08/2022 - Mobilidade
Transporte coletivo: período de recadastro do Cartão Especial para pessoas com deficiência se encerra em 26 de agosto
Cadastro prévio da primeira via da modalidade pode ser feito via aplicativo

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Recadastro do Cartão Especial para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, iniciou o período de recadastro do Cartão Especial para pessoas com deficiência, seja ela física, visual, auditiva ou mental. A novidade é que beneficiários que desejem emitir a primeira via do cartão, podem realizar o cadastro prévio pelo aplicativo SI.GO. O período de atualização cadastral para usuários que possuem direito ao benefício se encerra no dia 26 de agosto.
 
Usuários ativos da modalidade que desejam realizar o recadastro para manter o benefício poderão apresentar a documentação necessária na Secretaria Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano (SMPU) junto ao TICEN. Os documentos necessários para o requerimento do benefício são:
 
I - comprovante de residência expedido há menos de 30 (trinta) dias
II - cópia da carteira de identidade expedida há menos de 10 (dez) anos;
III - cópia do comprovante de Cadastro de Pessoa Física - CPF caso não conste no documento de identidade;
IV - atestado médico ou laudo médico emitido ou validado pelo SUS, que comprove a deficiência permanente.
 
Já pessoas com deficiência que desejam emitir a primeira via do Cartão Especial, poderão realizar a solicitação em duas etapas. Após realizar o cadastro prévio no aplicativo SI.GO, o usuário poderá apresentar documentos comprobatórios citados anteriormente de forma presencial na SMPU junto ao TICEN, ou então por intermédio de entidade representativa cooperada.
 
Para realizar o cadastro prévio e emitir a primeira via do Cartão Especial de pessoas com deficiência por aplicativo é necessário baixar o app SI.GO, disponível para Android e IOS, e procurar pela opção “Cartões”, que aparece na tela inicial. Depois, basta selecionar a opção “solicitação de 1ª via de cartão”, escolher o tipo de cartão desejado e seguir os passos indicados no próprio app para responder ao formulário.