23/12/2022 - Mobilidade
Uso de transporte público cresce 50% aos fins de semana após gratuidade
Quadro de horários foi reforçado aos sábados e domingos para suprir demanda do Finde na Faixa

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Prefeitura também adicionou 500 novos horários

 

No período de maior movimento do ano em Florianópolis, quando a mobilidade urbana é mais exigida, o uso do ônibus nos finais de semana teve aumento de 50,86% em relação aos finais de semana do restante de 2022. O dado é da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano da Prefeitura de Florianópolis e foi registrado durante os finais de semana com o benefício Finde na Faixa. O incentivo iniciado em dezembro garante gratuidade do transporte coletivo aos sábados e domingos na Capital. 
De acordo com o prefeito Topázio Neto, o aumento do uso do ônibus impacta diretamente no trânsito da nossa Capital, uma vez que estes ocupam menos espaços nas vias para transportar mais passageiros. “Estamos falando de milhares de veículos individuais que deixaram de sair da garagem”, afirma.
 
Com o aumento da demanda do transporte coletivo por conta da alta temporada, a Prefeitura também adicionou 500 novos horários espalhados entre sábado e domingo, atendendo prioritariamente os balneários. Os usuários podem consultar os horários por meio do site do Consórcio Fênix e do aplicativo floripanoponto.