04/11/2014 - Transportes
Usuários aprovam novo sistema de transporte
Eventuais imperfeições serão corrigidas com o tempo, diz Prefeitura

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Drieli terá em breve dois filhos na escola

“Além de utilizar a Tarifa Social, meus dois filhos de 6 e 7 anos foram beneficiados com o Passe Livre para estudantes. Isso gera uma boa economia no final do mês.”

Daiane da Costa Amaral, 23 anos, que é auxiliar na lavanderia de um hotel em Canasvieiras, é moradora da Vargem do Bom Jesus e utiliza a Tarifa Social.

Antes da primeira licitação do transporte coletivo da cidade, isso não era possível, pois o benefício era garantido apenas para pessoas que residiam no Maciço do Morro da Cruz (na Ilha), Morro do Geraldo, Vila Aparecida ou Chico Mendes (no Continente).

Atualmente, a Tarifa Social atinge cerca de 14 mil trabalhadores de Florianópolis.

Já o Passe Livre não existia antes da licitação e atualmente beneficia cerca de oito mil estudantes oriundos de famílias carentes da Capital, como Kaike Rosa de Souza, 8 anos. Kaike é filho de Drieli Rosa de Souza, 27 anos, que também utiliza a Tarifa Social. “Tenho outro filho, o Wendel, que hoje tem 4 anos e que quando estiver na escola também será favorecido”, disse

Com as novas regras, uma família com pai, mãe e dois filhos e que não tinha direito à Tarifa Social terá uma economia mensal de R$ 210,82, tendo como parâmetro um mês com 22 dias úteis. 

Redução da tarifa

Com a licitação a população pôde perceber muitas melhorias no sistema, entre elas a redução da tarifa, em vigor desde 1º de junho. Foi a primeira vez que os usuários viram a passagem baixar. O valor para pagamento em cartão (forma utilizada por 80% da população) era R$ 2,70 e passou para R$ 2,58 e o pagamento em dinheiro, que era R$ 2,90, ficou em R$ 2,75.

Outras mudanças importantes no sistema de transporte público já estão em vigor desde 1º de maio: a integração, que antes era feita somente nos terminais e com tolerância de apenas 30 minutos entre desembarque e embarque, passou a ser possível em qualquer ponto de ônibus, com prazo de tolerância ampliado para duas horas.

Desta forma, uma passageira que segue do Campeche para o Centro e precisa deixar seu filho em uma escola no meio do caminho, por exemplo, poderá descer do coletivo, levar o filho e seguir viagem depois, no mesmo sentido, em outro ônibus, sem precisar pagar nova passagem.

Nesta terça-feira, o prefeito em exercício Tiago Silva pegou o ônibus que atende à comunidade do Monte Serrat, no Maciço do Morro da Cruz. Várias pessoas comemoraram a melhoria no serviço, destacou o prefeito.

“O novo sistema beneficia milhares de famílias e estudantes carentes, o que já é um grande avanço. Com o tempo, com a implantação de corredor exclusivo e outras obras de infraestrutura, a tendência é que melhore ainda mais”, afirmou Tiago, acrescentando que eventuais imperfeições serão corrigidas no decorrer do tempo.

Renovação da frota


A nova licitação traz ainda a renovação da frota, algo tão almejado pela população. Já foram incluídos no sistema 74 novos veículos, todos equipados para atender pessoas com deficiência.

Os novos ônibus que fazem o serviço convencional tem isolamento térmico e climatizador/renovador de ar. Além de itinerário lateral, todos são equipados com motorização Euro 5, que utiliza diesel S10, com baixa emissão de poluentes, sendo 20% mais eficiente que a geração anterior. A lotação também é maior, possuindo 10 % a mais de assentos.

Veículos executivos

 
Dos 74 novos veículos, 15 são do serviço executivo, que contam com uma tecnologia diferenciada no que diz respeito ao acesso dos cadeirantes: eles têm uma porta de acesso exclusiva com elevador e banco do passageiro acoplado; assim, o usuário com deficiência encosta a cadeira próximo à porta e, com o auxílio do motorista, faz o transbordo da cadeira para o assento. Até então, nenhum veículo do transporte executivo em operação possuía elevador para acesso de cadeirantes.

Desde 1º de novembro, quando o Consórcio Fênix passou a operar o sistema, novos horários foram acrescentados ao quadro executivo. Além disso, houve aumento da tarifa, quando as linhas curtas passaram a custar R$ 5,50 e as longas R$ 7, conforme anunciado no lançamento do edital, em setembro de 2013.

Melhorias a serem implantadas

 
Ao longo do processo, muitas melhorias serão implantadas. Entre elas, está a otimização das linhas, com readequação do quadro de horários e itinerários, trazendo mais eficiência ao sistema. Além disso, está sendo criado o Sistema de Apoio à Operação (SAO), com investimento aproximado de R$ 35 milhões, que permitirá à Secretaria de Mobilidade Urbana o gerenciamento e a programação das viagens em tempo real. A partir desse gerenciamento, por exemplo, será possível acrescentar um veículo extra ao sistema, quando houver superlotação do quadro disponível.  

O passageiro também poderá interagir com o SIM, obtendo informações pela internet, dispositivos móveis e painéis, que serão instalados nos terminais. 


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