07/11/2014 - Transportes
Ônibus: Consórcio Fênix recebe 25 notificações
Número é cinco vezes superior ao considerado normal para o período

foto/divulgação: Petra Mafalda

Com nova licitação, sistema de qualidade foi criado

Desde o início da operação do Consórcio Fênix em Florianópolis, no dia 1º, até 6 de novembro, a Secretaria de Mobilidade Urbana emitiu 25 autos de infração. Tendo por base a frequência de autuações para o período, o número foi cinco vezes superior ao que é considerado normal.


O maior número refere-se à infração ao artigo 71 da Lei 034/99 (que rege o transporte coletivo de Florianópolis) e diz respeito a atrasos ou adiantamento de horários, sem motivo justificado.

“A fiscalização está atuante e agindo em todos os terminais para fazer com que o contrato de concessão seja cumprido e a população seja respeitada”, garantiu o secretário de Mobilidade Urbana, Valmir Piacentini.

 

Controle de qualidade


Com a licitação do transporte público, foi criado um controle de qualidade para o sistema. Assim, será possível apurar, através de um conjunto de indicadores, o grau de qualidade, permitindo a orientação de ações operacionais e de planejamento para a superação das principais deficiências observadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

 

A nova ferramenta possibilita o estímulo da melhora do serviço por parte da concessionária. Desta forma, quando algum indicador for insuficiente, a concessionária será notificada a apresentar um plano de ação para melhoria da qualidade. Nesse plano, deverão estar indicadas as ações corretivas dos principais problemas identificados.