03/03/2015 - Transportes
Workshop mapeia projetos de mobilidade em Florianópolis
Evento é realizado no Castelmar Hotel e terá encerramento amanhã

foto/divulgação: Aline Andrade

Vinicius Cofferri apresentou os dados do sistema de transporte em Florianópolis

Na manhã desta terça-feira, teve início o workshop Alinhamento Estratégico para Projetos de Mobilidade. O evento que acontece no Castelmar Hotel tem por finalidade mapear as atividades e estabelecer prazos de todos os envolvidos com a infraestrutura, frota veicular e equipamentos para o novo sistema de transporte.

 

A palestra de início foi realizada pelo arquiteto e urbanista, Maurício Feijó, que é consultor da LOGIT e um dos coordenadores dos estudos propositivos de soluções para a Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis. Feijó apresentou dados colhidos em pesquisa de campo, que mostram que na Região Metropolitana, de todos os deslocamentos realizados, 48% são feitos de carro ou motocicleta, 26% são realizados de ônibus, e 26% a pé ou de bicicleta. O percentual catarinense ultrapassa a média nacional, de 32%, e de muitas cidades globais.

 

Em seguida Dalmo Vieira Filho, Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, exibiu o Projeto de Mobilidade de Florianópolis. Vinicius Cofferri, Secretário de Mobilidade Urbana, em exercício, apresentou os dados do transporte coletivo de Florianópolis, que com a criação do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade), busca trazer mais passageiros para o sistema. Para tanto, uma otimização está sendo realizada para diminuir o tempo de espera nos terminais e no tempo de viagem.

 

Além disso, estará em operação até o final deste ano, o Sistema de Apoio à Operação (SAO), com investimento aproximado de R$ 35 milhões, que permitirá à Secretaria de Mobilidade Urbana o gerenciamento e a programação das viagens em tempo real. A partir desse gerenciamento, por exemplo, será possível acrescentar um veículo extra ao sistema, quando houver superlotação do quadro disponível. Outra melhoria será o investimento, ainda este ano, de cerca de R$ 3,5 milhões em abrigos de passageiros, trazendo mais conforto aos usuários do sistema.

 

O evento continua na tarde desta terça-feira, com encerramento às 18h de amanhã.


galeria de imagens