12/03/2015 - Transportes
Motoristas de ônibus vivem um dia de ciclista
Iniciativa busca respeito no trânsito e integração entre grupos

foto/divulgação: Aline Andrade

A distância correta entre carros e bicicletas é de 1,5 m

Funcionários de uma das empresas integrantes do Consórcio Fênix seguem de bicicleta, pedalando calmamente, até que passa por eles um ônibus, que, em alta velocidade e com buzina estridente, acaba por assustá-los. A cena faz parte de uma dinâmica que incentiva motoristas do transporte coletivo a entenderem e respeitarem os ciclistas.

 

Surgida há dois anos, a dinâmica é uma parceria entre a empresa e um grupo de atletas, que, sentindo as dificuldades cotidianas, resolveu unir-se para que o respeito fosse criado. “Desde que esses cursos tiveram início, os resultados foram muito perceptíveis. Hoje, estamos formando 20 motoristas e temos a certeza de que 20 parceiros foram formados”, relata Cícero Braz, um dos atletas criadores do projeto.

 

Cícero conta que, quando há grandes provas em Florianópolis, como o Ironman, os colegas de outros Estados ficam surpresos com essa integração.

 

Jean de Carvalho é motorista profissional há oito anos e para ele o aprendizado do curso será muito utilizado. “Com essa dinâmica, aprendi a me colocar no lugar do outro. Além disso, me sinto bem em poder colaborar”, descreve.

 

Além das práticas, os funcionários recebem aulas teóricas, com vídeos demonstrativos. A palestra é aberta para discussões e os motoristas contam suas experiências.  


Lei


De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a distância correta entre carros e bicicletas é de 1,5 metro, sob pena de infração média e aplicação de multa. Em alguns trechos em que não há espaço adequado para os dois, é preciso que o condutor do veículo espere o ciclista terminar o curto trajeto para então prosseguir.


galeria de imagens