16/10/2015 - Transportes
Campanha incentiva o respeito às vagas das pessoas com deficiência
Atualmente 78 locais de estacionamento da Zona Azul estão disponíveis para as PCDs

foto/divulgação: Dom Parking

As vagas para a pessoa com deficiência são gratuitas

Vaga de estacionamento exclusivo é um direito da pessoa com deficiência (PCD). Em apoio a esta ideia e ao projeto #RespeitAção, criado por uma comissão da Câmara  Municipal de Florianópolis, a empresa Dom Parking , responsável pelo sistema de Zona Azul, cria campanha de conscientização aos usuários. O vídeo traz a participação do comediante Mané Darci, mostrando a importância das pessoas respeitarem as vagas reservadas e o quanto elas são úteis para o dia a dia de quem realmente precisa.

 

“A campanha tem o objetivo de garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência. Queremos que o usuário tenha consciência e uma nova atitude em relação ao outro”, conta Joice Garcia, gerente administrativa da empresa.

 

Vagas gratuitas


Atualmente são 3.090 vagas, destas 78 são reservadas as PCDs, quando o exigido por lei é apenas 62. Todos os locais são estrategicamente localizados e bem sinalizados.

Os deficientes físicos que estacionam no sistema rotativo Zona Azul não precisam efetuar o pagamento do serviço. É necessário apenas que o condutor deixe no para-brisa do veículo uma credencial fornecida pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), de conformidade com a Resolução 304/2008 do Contran (Conselho Naional de Trânsito).

 

Para obter o cartão, é necessário comparecer à Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), na Rua Rui Barbosa, 780, Agronômica e conseguir ofício de encaminhamento. De posse dele, comparecer ao IPUF - que fica na praça Getúlio Vargas (praça dos Bombeiros), 194, Centro - para a emissão do cartão.


O cartão tem validade de três anos e pode ser usado em todo o território nacional, mas o IPUF só o fornece a moradores da Capital. O serviço é gratuito.

 

Confira o vídeo da campanha, clicando aqui.