01/11/2015 - Transportes
Operação do Consórcio Fênix completa um ano
Mais de 100 veículos novos entraram em circulação

foto/divulgação: Petra Mafalda

103 veículos novos entraram em circulação e mais de 500 ônibus foram padronizados

A renovação e padronização da frota, criação de canais de atendimento aos usuários, lançamento de um aplicativo trilíngue e fortalecimento do relacionamento com os passageiros estão entre as metas alcançadas pelo Consórcio Fênix em seu primeiro ano à frente do transporte coletivo da Capital.


Desde que assumiu a operação, em 1º de novembro de 2014, 103 veículos novos – sendo 89 convencionais e 14 executivos – entraram em circulação e mais de 500 ônibus foram padronizados com a identidade visual do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).

 

Além de mais linhas regionais, serviços que antes eram separados pelo fato de a operação não ser centralizada, foram unificados, facilitando o dia a dia dos usuários. No executivo, além de novos itinerários, conexões entre regiões - que antes só eram possíveis via sistema convencional e com uso de terminais - passaram a funcionar.


Também houve revisão de nomenclatura de diversos serviços, especialmente entre terminais, que causavam confusão principalmente nos turistas e clientes eventuais.

 

As mudanças de horários em grande volume também ajudaram a garantir a integração de milhares de passageiros mensalmente nos terminais de integração. A responsabilidade de deliberar sobre horários, itinerários ou quantidades de serviços é da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e tem como foco o cidadão e as estratégias de desenvolvimento da cidade. Cabe ao Consórcio Fênix executar essas determinações.

 

Para o segundo ano de operação, o destaque será a entrega do Centro de Controle à Operação (CCO), onde será implementado o Sistema de Apoio à Operação (SAO). Além de agilidade na tomada de decisões, o sistema possibilitará uma maior racionalização das operações, permitindo o controle sobre o uso dos veículos e oferecendo muito mais conforto aos usuários.

 

Informação e comodidade

 

Desde o início da operação há investimento no acesso à informação, na interatividade e na comodidade do passageiro. Nas versões português, inglês e espanhol, o site é totalmente novo e construído focado na facilidade de uso, com sessões de pesquisa de horários, itinerários, mapas e notícias. O usuário pode se cadastrar, selecionar suas linhas e ser informado sempre previamente de mudanças do serviço diretamente em seu e-mail, de maneira prática.

 

Já o APP.Fênix, também disponível nos três idiomas e baixado por mais de 30 mil pessoas, permite a consulta a qualquer momento, até sem  conexão com a internet, de dados relevantes do serviço de transporte e avisos de mudanças. O aplicativo nasceu de uma demanda dos passageiros, com base nos dados coletados do monitoramento de acessos ao site e atendimento do SAC.

 

Para o segundo ano de operação, o Consórcio Fênix continuará a aprimorar o acesso à informação pelos usuários. Haverá ainda mais investimento no SAC e outros canais para estreitar a relação com os usuários do sistema, sempre atentos às necessidades e percepção das pessoas com o transporte coletivo.