03/08/2016 - Transportes
Transporte pode facilitar acesso a deficiente visual
Aplicativo de celular deve auxiliar no embarque e desembarque de usuários

foto/divulgação: Aline Andrade

Reunião discutiu implantação de aplicativo para melhorar cotidiano de pessoa com deficiência visual

O secretário de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Vinicius Cofferri, recebeu nesta quarta-feira (03), o presidente da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) – Jairo da Silva, representantes do Consórcio Fênix e da empresa de tecnologia Wplex. O objetivo do encontro foi a busca pela melhor solução tecnológica que auxilie os deficientes visuais que utilizam o transporte coletivo na cidade.

 

A ideia é criar uma ferramenta que possibilite ao usuário deficiente visual, total autonomia na hora de utilizar o sistema de transporte. Por isso, esse instrumento deve ser implantado junto ao Sistema de Apoio a Operação (SAO). Assim, quando o usuário estiver na parada, o aplicativo para celular deve informar que o ônibus está chegando. Ao embarcar, por meio do sistema, o passageiro informará ao motorista que é deficiente visual e qual o destino final para que o dispositivo emita um alerta do local de desembarque.

 

De acordo com Cofferri, o projeto deve ser construído junto a ACIC, possibilitando a quem realmente entende o cotidiano do deficiente visual, colaborar com sugestões. “Queremos criar algo que realmente seja útil as necessidades de quem precisa”.

 

O presidente da ACIC concorda com a participação da associação na elaboração do projeto. “Mais importante do que o desenvolvimento de um aplicativo desses é a participação de quem efetivamente entende as dificuldades do deficiente visual”, conclui.