30/06/2011 - Transportes
Prefeitura lança o Projeto Via Rápida - BRT
Nova proposta para o transporte coletivo foi lançada nesta manhã

foto/divulgação:

Prefeito Dário Berger autorizou o vice-prefeito e secretário de transportes, João Batista Nunes, a lançar o edital de estudo de viabilidade e projeto básico.

Na manhã desta quinta-feira, Florianópolis deu mais um grande passo para resolver questões ligadas à mobilidade urbana a partir da melhoria do transporte público municipal: o lançamento do Projeto Via Rápida – Florianópolis a caminho do BRT.

 

 O  BRT (Bus Rapid Transit) ou Trânsito Rápido de Ônibus, é um sistema reconhecido mundialmente por oferecer maior rapidez, facilidade de acesso e segurança a custos de implantação bem mais baixos que as modalidades de transporte sobre trilhos.

 

Criado em Curitiba, e provado em cidades como Bogotá, Medelín , Paris, Montreal e  Los Angeles, o modelo BRT prevê veículos articulados ou biarticulados que trafegam em vias específicas. Os embarques e desembarques são feitos em miniestações, construídas no mesmo nível dos coletivos, e a cobrança de tarifa ocorre antes de o passageiro entrar no ônibus - o que agiliza o tempo de parada dos veículos.

 

No pacote de vantagens apresentadas pelo modelo, merecem destaque, ainda, a maior capacidade e conforto dos veículos, a integração com os demais modais de transporte e, por isso mesmo, o aumento da atratividade do sistema para os usuários de veículos particulares.

 

Durante o evento realizado esta manhã, o prefeito Dário Berger assinou a autorização para que a Prefeitura lance o edital do estudo de viabilidade e projeto básico de engenharia -  o que deve ocorrer, na estimativa do vice-prefeito João Batista Nunes, dentro de 60 dias.

 

O  vice-prefeito e secretário de transportes da capital, João Batista Nunes, explicou também  que, após a licitação do projeto básico, o passo seguinte é  a busca de recursos para o projeto. Em seguida, deve ser lançado o edital de licitação para a obra da primeira linha.

 

O Projeto Via Rápida – Florianópolis a caminho do BRT prevê a implantação gradual  de três vias:

 

Via Rápida Centro-Universidade

Via Rápida Centro-Continente

Via Rápida Centro-Aeroporto

 

Segundo Nunes, a meta da Prefeitura é apresentar o projeto para a primeira Via Rápida, Centro-Universidade, que vai do TICEN até a Trindade/Universidade, dentro de um período de seis a oito meses. João Batista observou, também, que, a partir de agora, a idéia é promover uma ampla discussão com a sociedade para debater este novo conceito em transporte.


galeria de imagens