02/08/2019 - Mobilidade
Semana do Caminhar em Florianópolis

foto/divulgação: PMF

Semana do Caminhar em Florianópolis

A Semana do Caminhar é um evento nacional que celebra o modo de deslocamento mais utilizado nas cidades brasileiras. Em 2019, a programação acontece de 4 a 10 de agosto, com várias atividades abertas que estimulam os olhares para o espaço de circulação do pedestre e convidam as pessoas a caminharem mais em seu dia a dia, interagindo com a cidade e cuidando da saúde. É uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a mobilidade urbana sustentável. 
Em Florianópolis, a Semana conta com a organização da Prefeitura Municipal, por meio do IPUF e da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, da AMOBICI (Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis) e da Caminhada Jane Jacobs Floripa.
Desde 2017, o evento articulado pela ONG SampaPé! acontece durante uma semana, incluindo o dia 8 de agosto, data considerada o Dia Mundial do Pedestre, pois nesse dia, em 1969, foi registrada a icônica foto dos Beatles cruzando a Abbey Road, em Londres. 
Confira a programação:

Domingo 04/08 - 10 às 11:30 (início no Parque de Coqueiros)
Abertura da Semana do Caminhar 2019 com Travessia da Ponte Pedro Ivo
Caminhada saindo do Parque de Coqueiros, passando pela Ponte Pedro Ivo até a cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, conduzida pelo professor Cassiano Rech (UFSC).

Segunda-feira 05/08 - 13:30 às 14:30  (início na Rua Altamiro Guimarães, em frente ao Shopping Beiramar)  
+ Pedestres na Prática: diagnóstico
Visita às ruas Maestro Tullo Cavallazi e Travessa Stodieck no centro da cidade para avaliação dos espaços de circulação atualmente destinados às pessoas. 

Segunda-feira 05/08 - 19 às 20 horas - Início no Parque da Luz - junto ao Mirante da Praça Hercílio Luz, na Alameda Adolfo Konder)
Caminhada Fotográfica Noturna  
Caminhada conduzida pelo fotógrafo esportivo Vinícius Leyser da Rosa, do Parque da Luz à Avenida Hercílio Luz, com o tema Calçadas de Florianópolis: Arte, mobilidade, ativismo urbano, patrimônio e cidadania.

Terça-feira 06/08 - 12 às 13:30 - Início na escadaria da Catedral Metropolitana de Florianópolis, Rua Padre Miguelinho, 55)
Caminhada no Centro Histórico
Caminhada turística conduzida pelo Guia Manezinho - Rodrigo Stüpp.
Por que a cidade começou nesta região? Na caminhada, curiosidades arquitetônicas e de comportamento social. Por qual motivo dar a volta na centenária Figueira dá sorte? Cante e descubra a beleza do Rancho do Amor à ilha, hino de Florianópolis.  

Quarta-feira 07/08 - 09:30 às 11h - Centro de Desportos UFSC
Sessão de Cinema
Exposição de filme e debate sobre pedestres e mobilidade ativa  
   
Quarta-feira 07/08 - 19 às 21:30 - Auditório da Fecomércio - R. Felipe Schmidt, 785 - Centro 
Cidade para as pessoas
Apresentação de projetos e programas da Prefeitura Municipal de Florianópolis relacionados ao caminhar, como o Ponte Viva e o Calçada Certa.

Quinta-feira 08/08 - à partir das 20h - Rua Victor Meirelles
Um brinde ao pedestre!
Encontro para celebrar a pé o Dia Mundial do Pedestre nos bares da Rua Victor Meirelles.

Sexta-feira 09/08 - 10:30 às 11:30 - Início em frente ao bar do CDS - Centro de Desportos e Saúde UFSC)
Caminhada às margens dos córregos da Cidade Universitária - Campus UFSC Florianópolis  
Caminhada de exploração às margens dos córregos situados dentro da Cidade Universitária, problemáticas e sugestões a serem estudadas para requalificação do entorno e usos do espaço público.  
Sexta-feira 09/08 - 13:30 às 18:30 - Câmara Municipal de Florianópolis
Frente parlamentar de Mobilidade Urbana e Roda de Conversa sobre Caminhabilidade

Sábado 10/08 - 09 às 10 horas - Rua Altamiro Guimarães, em frente à entrada do Shopping Beiramar
+ Pedestres na prática
Retorno às ruas Maestro Tullo Cavallazi e Travessa Stodieck no centro da cidade para avaliação do ganho de espaço de circulação para as pessoas. 

Sábado 10/08 - 10 às 12 horas - Início em frente à Catedral
Nos passos do Senhor dos Passos 
Encerramento da Semana do Caminhar: Caminhada com foco na história urbana de Florianópolis tendo como fio condutor o percurso da procissão de Nosso Senhor dos Passos, um dos mais antigos registros de percurso realizado a pé na cidade. O percurso, conduzido pelo Laboratório Cidade e Sociedade/UFSC e Caminhada Jane Jacobs Floripa, seguirá por ruas do centro da cidade até o Hospital de Caridade.
 
Durante toda a semana nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental
Pitaco Urbanita
Os alunos de escolas municipais elaboram frases para chamar atenção dos adultos para que reflitam sobre o convívio social. Será utilizado a técnica de lambe-lambe para colá-los onde tem maior fluxo de pessoas.

Durante toda a semana nas redes sociais
Descobri a Pé
Participe do concurso publicando fotos nas redes sociais do que descobriu a pé nos seus caminhos. Na ocasião da Semana do Caminhar 2019, o SampaPé! convida as pessoas a estimular seu olhar lúdico e compartilhar o que se pode aprender e descobrir ao caminhar na cidade. O concurso #descobriapé tem como objetivo reunir e difundir de imagens de exemplos de descobertas compartilhadas por caminhantes nas cidades brasileiras.
Para participar, é preciso postar, entre os dias 1º e 29 de julho de 2019, fotografias das descobertas que se faz ao caminhar nas cidades, como por exemplo com placas sobre elementos históricos, nome de plantas, animais, histórias de bairros, arquitetura, obras de artes, entre outras. Elas devem ser publicadas nos perfis pessoais de seus autores no Facebook e Instagram, com o post em modo “público”, com as hashtags “#DescobriAPé” ou “#descobriapé” e “#SemanaDoCaminhar2019”, além do nome da cidade onde foi tirada a foto, e a descoberta feita ao caminhar.
A organização da Semana do Caminhar irá reunir as fotos publicadas em um álbum compartilhado pelas redes sociais de SampaPé! (www.facebook.com/sampape.sp) no dia 4 de Agosto 2019. Entre os dias 4 e 11 de agosto, as fotos poderão receber “likes” no álbum no facebook do SampaPé! As 10 fotos mais curtidas serão selecionadas e entrarão em uma publicação final digital mostrando o que se pode aprender a pé. A publicação deve ser divulgada na Semana da Mobilidade Urbana, do dia 22 de setembro.