13/09/2019 - Mobilidade
Prefeitura de Florianópolis rescinde contrato com empresa que operava Zona Azul

foto/divulgação: Divulgação

Prefeitura de Florianópolis rescinde contrato com empresa que operava Zona Azul

A Prefeitura de Florianópolis rescindiu o contrato de exploração de estacionamento, na modalidade Zona Azul, com a empresa Dom Parking. O município vinha cobrando, desde 2017, o repasse de recursos da empresa, previsto em contrato assinado em 2013 e nunca feito. Após intensas cobranças, o município ganhou na justiça o direito de rescisão.


Com isso, a Prefeitura prepara o lançamento de um novo edital, com previsão para a próxima semana, para uma nova empresa prestar o serviço na cidade. Entre as exigências, a de que o município receba diretamente na sua conta os créditos pagos por usuários, e não mais repassados pela empresa. Além disso, a Dom Parking está inabilitada para participar da próxima licitação e os atuais trabalhadores do sistema terão preferência nas contratações da nova empresa.


O usuário de estacionamento rotativo em Florianópolis precisa ficar atento: a partir de segunda-feira, 16 de setembro, não será mais preciso pagar para estacionar nas vagas de Zona Azul. A empresa já foi comunicada que não pode mais cobrar. Caso algum usuário perceba algum tipo de cobrança, deve acionar a Guarda Municipal ou Polícia Militar. Além disso, apesar de não ser mais necessário o pagamento, a prefeitura ainda exige o respeito aos horários de rotatividade. O carro que for flagrado mais tempo na vaga do que o permitido estará sujeito à multa.


Para os usuários que possuem crédito ativo com o atual sistema, os terão absorvidos com o novo sistema, uma exigência da prefeitura para a nova empresa. O município irá cobrar judicialmente, junto com o restante dos repasses, da empresa antiga. O novo sistema manterá os preços atuais de estacionamento e deverá trazer mais tecnologia para monitoramento das vagas de estacionamento.