07/12/2016 - Mobilidade
Ônibus de 15 metros passam a operar na Capital
São as primeiras unidades do tipo a trabalhar em Santa Catarina

foto/divulgação: Aline Andrade

A carroceria escolhida para a tarefa de vestir toda esta tecnologia é a Viale BRT

Os primeiros seis veículos do transporte coletivo com 15 metros passam a integrar a frota do Consórcio Fênix. Com eixo direcional e motorização traseira, são as primeiras unidades do tipo a operar em Santa Catarina.


A unidade Scania K310 foi testada pelo Consórcio por mais de 90 dias, durante o primeiro semestre de 2016, onde foram recolhidos resultados de comportamento, opinião de motoristas e outras informações que consolidaram a decisão de compra. A Canasvieiras Transportes, integrante do Consórcio, é a responsável pela operação das unidades.

 

Os veículos usam o chassi Scania K310 de 15 metros, com terceiro eixo direcional para melhor raio de giro e conforto. Na prática, estes veículos tem um raio de giro menor que de uma unidade pesada de 13 metros, permitindo operação em praticamente todas as linhas do sistema. Os veículos podem transportar de 110 a 120 passageiros.  

 

A carroceria escolhida para a tarefa de vestir toda esta tecnologia é a Viale BRT, da empresa caxiense Marcopolo. É uma nova geração da carroceria que já é conhecida pelos passageiros. Muitos sistemas foram evoluídos. Há um novo sistema de limpadores de para-brisa, rebatedor de reflexo em acrílico para o motorista, novo interior, com mais espaço ao passageiro, bem como bancos estofados de encosto alto, pela primeira vez no padrão BRT.


O interior usa materiais mais agradáveis, conta com três renovadores de ar para o salão e se adequa perfeitamente às necessidades das linhas mistas de Florianópolis. Além disso, todos os veículos estão equipados com câmeras, que serão utilizadas para monitorar o sistema junto ao Centro de Comando de Operação (CCO).

Estes veículos inicialmente estarão operando no eixo troncal entre o Norte da Ilha, Centro e UFSC. A operação será ampliada após consolidação e avaliação dos resultados, como sempre ocorre com novas tecnologias.


galeria de imagens