21/03/2017 - Obras
Prefeitura inicia construção de corredor exclusivo para “Rapidão”
Etapa inicial vai causar modificações no trânsito do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina

foto/divulgação: Divulgação / PMF

Prefeitura inicia construção de corredor exclusivo para transporte “Rapidão”

A Prefeitura de Florianópolis inicia nesta segunda-feira (27) as obras de construção do corredor exclusivo para o "Rapidão", sistema de ônibus BRT, que faz parte da implantação do anel viário, tido como a maior intervenção de mobilidade urbana focada no transporte público coletivo da história da Capital. Por conta disso, o trânsito nas proximidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passará por modificação temporária.

 

O primeiro segmento do sistema Rapidão será executado no entorno da UFSC. Mais precisamente na Avenida Professor Henrique da Silva Fontes, do início da Rua João Pio Duarte Silva, a principal via de acesso ao Córrego Grande, no trevo da Dona Benta, em direção ao trevo do Hospital Universitário (HU), numa extensão de 300 metros. O pavimento da via será de concreto. Durante o período de realização destas obras pelo consórcio Alves Ribeiro/Conpesa, que devem durar cerca de dois meses, as faixas próximas ao canteiro, nos dois sentidos das pistas, serão interditadas. Ou seja, o trânsito ficará limitado a duas das três faixas de cada via, do sentido Trindade-Centro, e vice-versa.

 

Tais obras integram o primeiro trecho de implantação do anel viário em volta do Maciço do Morro da Cruz, no valor de R$ 37 milhões, que conta com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF), através do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Este primeiro trecho, que vai dos 300 metros à frente do trevo da Dona Benta até a entrada do Terminal de Integração do Centro (TICEN), via Pantanal, terá 7 km de extensão.

 

Paralelamente, as obras de drenagem e terraplenagem no quilômetro que vai do trevo da Dona Benta à Eletrosul, em área já cedida pela UFSC à Prefeitura, onde, futuramente, será feita nova pista que contempla o anel viário, deve ganhar mais força de trabalho nos próximos dias para acelerar a obra.

 

 

O anel viário

 

Para a execução de todo o anel viário, serão investidos R$ 162 milhões oriundos de financiamento com a CEF. Ao todo, serão 17 quilômetros de sistema "Rapidão" com estações centrais, ladeado de uma pista com duas faixas nos dois sentidos, bem como de passeio e ciclovia - os quais serão revitalizados e implantados nos locais onde não houver, além de novas interseções nas interferências com o sistema viário local. O projeto do segundo e último trecho de implantação do anel viário deve ser encaminhado à CEF nas próximas semanas para análise e liberação de recursos visando a abertura de licitação para contratação da empresa executora.

 

O anel viário vai percorrer oito vias principais de cinco bairros da cidade. São elas:

 

- Av. Professor Henrique da Silva Fontes / Trindade

- Rua Deputado Antônio Edu Vieira  / Pantanal

- Av. Prefeito Waldemar Vieira  / Saco dos Limões

- Av. Gustavo Richard / Centro

- Av. Paulo Fontes / Centro

- Av. Osvaldo Rodrigues Cabral / Centro

- Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos / Centro

- Av. Governador Irineu Bornhausen / Agronômica


galeria de imagens