18/01/2017 - Mobilidade
Deficientes físicos voltam a ter acesso ao transporte coletivo da Capital

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Deficientes físicos voltam a ter acesso ao transporte coletivo da Capital

A prefeitura de Florianópolis liberou nesta quarta-feira (18), junto à Cotisa (Companhia Operadora de Terminais de Integração), o acesso dos deficientes físicos ao transporte coletivo por meio do cartão da tarifa social. Também foi restabelecido o cadastramento para atuais e novos usuários. A negociação para liberar o acesso dos deficientes partiu do prefeito da Capital, Gean Loureiro.

 

O sistema da Secretaria de Mobilidade Urbana possui hoje 6 mil pessoas e, em razão do atraso no pagamento, cerca de 2 mil usuários tiveram o benefício suspenso desde novembro de 2016. Segundo o secretário Sérgio Heckel do Prado, o bom senso foi estabelecido e os deficientes voltarão a utilizar o transporte gratuitamente. “Apenas os que estavam com os cartões vencidos não conseguiram acessar, mas agora está tudo normalizado”, explica.

 

A prefeitura investe cerca de R$ 400 mil mensais com os deficientes físicos que utilizam o transporte coletivo na Capital. Dentre as medidas enviadas à Câmara de Vereadores pelo prefeito, para reduzir o custeio da máquina pública municipal, está a normalização dos pagamentos de fornecedores, como os valores devidos às empresas que operam o sistema público de transporte da cidade. “São ações para voltarmos a ter controle das finanças da cidade e readquirir capacidade de investimento”, afirma o chefe do executivo.


Cadastro restabelecido

 

Para o presidente da Aflodef (Associação de Deficientes Físicos de Florianópolis), José Roberto Leal (Zezinho), a ação da prefeitura chegou em boa hora. “Desde novembro que buscamos o atendimento das pessoas com deficiência, que não podiam se deslocar pela cidade, mas somente agora, depois de 15 dias de iniciada a nova gestão que conseguimos este pleito”, afirma. Para ele, a cidade precisava de um choque de gestão e ele pretende apoiar as medidas do executivo neste início.