26/12/2019 - Mobilidade
Concurso artístico nacional com peças da Ponte Hercílio Luz

foto/divulgação: Fotos: Leonardo Sousa/PMF

Concurso artístico nacional com peças da Ponte Hercílio Luz

O Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, assinou na manhã da última segunda-feira, 23, autorização para realização do concurso de arte pública “Espaços Luz – Etapa I: Cabeceiras da Ponte Hercílio Luz”. A iniciativa prevê a criação de um circuito de Arte Pública nas cabeceiras insular e continental da Velha Senhora por meio da inserção de obras artísticas em pontos estratégicos nesses locais. O edital deste projeto será lançado em janeiro de 2020. Esta é a primeira etapa do projeto.


As obras deverão combinar peças da Ponte Hercílio Luz com proposta luminotécnica de modo a criar referenciais artísticos, memoriais e luminosos ao longo dos eixos visuais. A ideia é fornecer mais um elemento no circuito de visitação no local por meio da geração de vitalidade e dinamismo em diferentes momentos do dia e da noite nas cabeceiras. As intervenções artísticas deverão ser de grande porte e ter caráter permanente, podendo ser do tipo escultura, painel mural, instalação ou Site Specifique (criadas específicas para o ambiente em que serão instaladas). 


Serão investidos R$ 200 mil reais nesse projeto. O recurso é proveniente da Política de Arte Pública, prevista no Plano Diretor conforme Lei Complementar 482/2014. Idealizada pelo Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, o arquiteto e urbanista Michel Mittmann, a iniciativa faz parte do projeto Ponte Viva, que por meio de ações nos segmentos Mobilidade, Patrimônio, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, visa requalificar o entorno das cabeceiras da Velha Senhora. O concurso é uma realização da Prefeitura de Florianópolis por meio da Comissão Municipal de Arte Pública (COMAP) do  Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis.


“A ideia é reconectar passado e presente em espaços que valorizem o contexto urbano do entorno da Ponte Hercílio Luz,” afirma o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.